Apresentação do livro “O Essencial sobre José Saramago”
«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências
Apresentação do livro “O Essencial sobre José Saramago”
«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências
- Coleção
- Estudos e Temas Portugueses
Fado: Alma de um Povo (Origem Histórica)
Maria Luísa Guerra
«O presente estudo, como o título e o subtítulo claramente revelam, pretende ser uma inquirição sobre as origens históricas do Fado enquanto expressão do modo de ser português. Daí que nele se dê particular importância à substantiva relação que, segundo a autora, o fado mantém, por um lado, com o mar e a condição viageira portuguesa e, por outro, com a saudade e a solidão.
A autora ocupa-se, igualmente, a traçar o perfil orgânico e temático do Fado e a considerar, atentamente, a sua singularidade como expressão musical, bem como os instrumentos — guitarras e violas — que, juntamente com a poesia das suas letras e a voz dos seus intérpretes, lhe dão vida e actualizam a sua essência, de criação popular, dramaticamente nostálgica e dolorida, em cujo centro estão as vicissitudes do amor, da paixão ao ciúme, da ausência à ansiedade, do desejo ao desengano.
Maria Luísa Guerra, professora e ensaísta, é autora de diversas obras, em que se destacam Ensaios sobre Álvaro de Campos, Diário da História de Portugal (em colaboração com José Hermano Saraiva). Tem abundante colaboração dispersa por jornais e revistas nacionais e estrangeiros, havendo proferido conferências e participado em numerosos colóquios em diversos países europeus e do continente americano.» In Editorial.
«O presente estudo, como o título e o subtítulo claramente revelam, pretende ser uma inquirição sobre as origens históricas do Fado enquanto expressão do modo de ser português. Daí que nele se dê particular importância à substantiva relação que, segundo a autora, o fado mantém, por um lado, com o mar e a condição viageira portuguesa e, por outro, com a saudade e a solidão.
A autora ocupa-se, igualmente, a traçar o perfil orgânico e temático do Fado e a considerar, atentamente, a sua singularidade como expressão musical, bem como os instrumentos — guitarras e violas — que, juntamente com a poesia das suas letras e a voz dos seus intérpretes, lhe dão vida e actualizam a sua essência, de criação popular, dramaticamente nostálgica e dolorida, em cujo centro estão as vicissitudes do amor, da paixão ao ciúme, da ausência à ansiedade, do desejo ao desengano.
Maria Luísa Guerra, professora e ensaísta, é autora de diversas obras, em que se destacam Ensaios sobre Álvaro de Campos, Diário da História de Portugal (em colaboração com José Hermano Saraiva). Tem abundante colaboração dispersa por jornais e revistas nacionais e estrangeiros, havendo proferido conferências e participado em numerosos colóquios em diversos países europeus e do continente americano.» In Editorial.
- ISBN972-27-1265-9
- Código1009351
- Data de publicaçãoDezembro de 2003
- Nº de páginas196
- TemaCiências Sociais e Humanas
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