Apresentação do livro “O Essencial sobre José Saramago”
«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências
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Autos de António Prestes
António Prestes
«Há mais de um século que vinha sendo reclamada uma edição fidedigna e legível da obra de António Prestes, dadas as muitas insuficiências da publicada por Tito de Noronha (1871), a última integral dos textos do autor quinhentista. A presente edição, integrada na série dedicada a resgatar o teatro português do século XVI, orientada pelo Doutor José Camões, pretende, precisamente, preencher esta grave lacuna cultural, permitindo o acesso ao conjunto dos sete autos conhecidos de António Prestes (do seu Auto da Degolação de S. João Baptista nenhum exemplar se encontrou até hoje), que se individualizam no contexto da abundante produção dramática portuguesa de Quinhentos, apresentando-se significativamente distantes do universo da chamada «escola vicentina», quer do ponto de vista temático, quer do da mecânica cénica, quer, ainda, pelo que neles, sem romper pela tradição daquela, anuncia uma nova sensibilidade e uma arte diferente, que, como notou Eugénio Asensio, «prefere o novo ao espontâneo, o engenho à beleza, o fragmento sugestivo à construção Harmoniosa e unitária». Com efeito, na obra de Autos de António Prestes estamos perante um teatro do quotidiano de uma burguesia desafogada, concentrado no lar e na família, que celebra o casamento e o amor conjugal, num mundo de funcionários superiores de organismos funcionais, em que os criados adquirem o estatuto de sujeitos protagonistas, mais pela sua condição social do que pela sua condição social do que pela sua função dramatúrgica, relativamente acessória.». In Editorial.
Introdução de José Camões.
Edição preparada e dirigida por José Camões e Helena Silva.
«Há mais de um século que vinha sendo reclamada uma edição fidedigna e legível da obra de António Prestes, dadas as muitas insuficiências da publicada por Tito de Noronha (1871), a última integral dos textos do autor quinhentista. A presente edição, integrada na série dedicada a resgatar o teatro português do século XVI, orientada pelo Doutor José Camões, pretende, precisamente, preencher esta grave lacuna cultural, permitindo o acesso ao conjunto dos sete autos conhecidos de António Prestes (do seu Auto da Degolação de S. João Baptista nenhum exemplar se encontrou até hoje), que se individualizam no contexto da abundante produção dramática portuguesa de Quinhentos, apresentando-se significativamente distantes do universo da chamada «escola vicentina», quer do ponto de vista temático, quer do da mecânica cénica, quer, ainda, pelo que neles, sem romper pela tradição daquela, anuncia uma nova sensibilidade e uma arte diferente, que, como notou Eugénio Asensio, «prefere o novo ao espontâneo, o engenho à beleza, o fragmento sugestivo à construção Harmoniosa e unitária». Com efeito, na obra de Autos de António Prestes estamos perante um teatro do quotidiano de uma burguesia desafogada, concentrado no lar e na família, que celebra o casamento e o amor conjugal, num mundo de funcionários superiores de organismos funcionais, em que os criados adquirem o estatuto de sujeitos protagonistas, mais pela sua condição social do que pela sua condição social do que pela sua função dramatúrgica, relativamente acessória.». In Editorial.
Introdução de José Camões.
Edição preparada e dirigida por José Camões e Helena Silva.
- ISBN978-972-27-1620-8
- Código1015275
- Data de publicaçãoFevereiro de 2008
- Nº de páginas766
- TemaLiteratura e Ficção
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