Apresentação do livro “O Essencial sobre José Saramago”
«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências
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«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências
Crítica da Razão Dialéctica em Aristóteles – Introdução ao Estudo da sua Natureza
Gonçalo Portocarrero de Almada
«É habitual considerar-se Zenão de Eleia como sendo o fundador da dialéctica filosófica, embora se atribua a Platão o seu mais significativo desenvolvimento. No pensamento de Aristóteles, a dialéctica resulta de uma consolidada tradição histórico-filosófica, mas também de uma sua original concepção das virtualidades do discurso em geral e do discurso filosófico e científico em particular. Neste texto, a partir das obras de Aristóteles, nomeadamente os seus diálogos de juventude, procura-se descrever a sua dialéctica como arte ou técnica do discurso, como virtude dianoética, como ciência da investigação e como crítica. As diversas acepções que a dialéctica assume nas obras do Estagirita correspondem, na realidade, aos níveis de aplicação da teoria da linguagem e do conhecimento que desenvolve nos Tópicos e noutros tratados lógicos. Na sua vertente crítica ou peirástica, a dialéctica de Aristóteles, sobretudo enquanto praxis da contradição, parece afirmar-se como ciência dos primeiros princípios e alcançar a universalidade que é própria do conhecimento filosófico.». In Editorial
Crítica da Razão Dialéctica em Aristóteles – Introdução ao Estudo da sua Natureza
Gonçalo Portocarrero de Almada
«É habitual considerar-se Zenão de Eleia como sendo o fundador da dialéctica filosófica, embora se atribua a Platão o seu mais significativo desenvolvimento. No pensamento de Aristóteles, a dialéctica resulta de uma consolidada tradição histórico-filosófica, mas também de uma sua original concepção das virtualidades do discurso em geral e do discurso filosófico e científico em particular. Neste texto, a partir das obras de Aristóteles, nomeadamente os seus diálogos de juventude, procura-se descrever a sua dialéctica como arte ou técnica do discurso, como virtude dianoética, como ciência da investigação e como crítica. As diversas acepções que a dialéctica assume nas obras do Estagirita correspondem, na realidade, aos níveis de aplicação da teoria da linguagem e do conhecimento que desenvolve nos Tópicos e noutros tratados lógicos. Na sua vertente crítica ou peirástica, a dialéctica de Aristóteles, sobretudo enquanto praxis da contradição, parece afirmar-se como ciência dos primeiros princípios e alcançar a universalidade que é própria do conhecimento filosófico.». In Editorial
- ISBN972-27-1517-8
- Código1013707
- Data de publicaçãoJaneiro de 2006
- Nº de páginas392
- TemaCiências Sociais e Humanas
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