Celebramos hoje o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Festejamos a nossa história e a nossa língua, olhamos de frente para os reptos do nosso presente, para os desafios do nosso futuro. Homenageamos a diáspora portuguesa mundo fora e fazemo-lo celebrando Camões. O País comemora a sua festa nacional.
Sabia que a Imprensa Nacional lançou uma coleção inteiramente dedicada às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo fora? E que promove um prémio junto da diáspora portuguesa?
Trata-se da coleção «Comunidades Portuguesas» e do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro. Ambas são iniciativas que resultam de uma parceria entre a Imprensa Nacional e o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A coleção «Comunidades Portuguesas» pretende trazer a público testemunhos, documentos, ensaios e obras de criação literária respeitantes aos portugueses que vivem, trabalham e criam fora de Portugal.
Já o Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, um galardão de periodicidade anual, distingue trabalhos inéditos nas áreas de Ficção e Poesia, e que, além de homenagear a figura incontornável e exemplar de Ferreira de Castro, vem também reforçar os vínculos de pertença à língua portuguesa, bem como estimular a participação de portugueses residentes no estrangeiro e lusodescendentes.
Irene Marques, Marcus Vinícius Quiroga, Mónica Vieira-Auer e Alexandra Barreiros são os nomes já distinguidos pelo Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro. Na edição deste ano do Prémio as candidaturas decorrem entre 1 de setembro e 31 de outubro.
A Imprensa Nacional está sempre ao serviço de todos os portugueses!
Na coleção «Comunidades Portuguesas» são já vários os títulos que estão disponíveis, em versão gratuita e exclusivamente digital. Conheça-os aqui:
Romanceiro Português dos Estados Unidos
Manuel da Costa Fontes
Romanceiro Português do Canadá
Manuel da Costa Fontes
No Fio da Vida: Uma Odisseia Açor-Americana
Francisco Cota Fagundes
Cânticos sobre uma gota de água
Eduardo Bettencourt Pinto
A Porta Aberta
Laurinda Andrade