Sabia que a Imprensa Nacional lançou, este ano, uma coleção inteiramente dedicada às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo fora?
A coleção chama-se precisamente «Comunidades Portuguesas». É uma coleção que pretende trazer a público testemunhos, documentos, ensaios e obras de criação literária respeitantes aos portugueses que vivem, trabalham e criam fora de Portugal. Esta é uma iniciativa conjunta da Imprensa Nacional e do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Uma Casa no Mundo, de Irene Marques, e Não Viajarei por Nenhuma Espanha, de Marcus Vinícius Quiroga, vieram inaugurar esta coleção. Estes dois títulos foram contemplados com o Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro na sua primeira edição, em 2019.

Um galardão de periodicidade anual que distingue trabalhos inéditos nas áreas de Ficção e Poesia, e que, além de homenagear a figura incontornável e exemplar de Ferreira de Castro, vem também reforçar os vínculos de pertença à língua portuguesa, bem como estimular a participação de portugueses residentes no estrangeiro e lusodescendentes.
A Imprensa Nacional presta, assim, às comunidades portuguesas dispersas pelo mundo o justo reconhecimento pelas atividades que desenvolvem nos seus países de acolhimento.

Depois de Irene Marques e Marcus Vinícius Quiroga, o Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro distinguiu também, no ano passado, Mónica Auer, portuguesa a residir na Alemanha, pelo seu trabalho A Parte pelo Todo (em publicação).
Este prémio é atribuído também em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Imprensa Nacional, sempre ao serviço de todos os portugueses.