A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, presidiu ontem, dia 28 de setembro, na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, à assinatura de dois memorandos de entendimento no âmbito da promoção da língua e cultura portuguesas.
O primeiro memorando foi assinado entre a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), a Direção-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e prevê o incremento de ações conjuntas na promoção da leitura e dos níveis de literacia, no desenvolvimento do setor do livro e na defesa do património arquivístico, literário, bibliográfico e documental português.
O segundo memorando foi assinado entre a INCM, a DGLAB, a BNP e a Associação RELI – Rede de Livrarias Independentes e tem como objetivo o desenvolvimento e operação de uma nova loja online para venda de livros das livrarias associadas da RELI.
Esta plataforma será integrada no sítio da Imprensa Nacional (www.imprensanacional.pt), e vai permitir também a promoção de atividades conjuntas da DGLAB, BNP e INCM bem como o registo de outras livrarias em condições e requisitos a definir pela INCM. Esta foi uma decisão que surgiu da necessidade urgente de identificar medidas para apoiar as livrarias independentes.
Além da plataforma para as livrarias independentes, estão ainda previstas medidas como a criação de uma coleção para «Autores Portugueses em Língua Estrangeira», a incorporação, por doação, do arquivo da INCM no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a instituição de duas bolsas de criação literária Imprensa Nacional, e a criação, para disponibilização às bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, de uma coleção dos ebooks das edições da BNP, numa plataforma que permite o empréstimo aos leitores.