Lançamentos na Feira do Livro de Lisboa.

  • Referência
    «Imprensa Nacional fez lançamentos "de feira"», O Jornal, de 30 de maio de 1980.
Assunto

Lançamentos de edições da Imprensa Nacional na Feira do Livro de Lisboa, com destaque para Poesia e Prosa, de Eugénio de Andrade.

Ficha

«Surpresa no Parque: a Imprensa Nacional/Casa da Moeda aproveitou a Feira do Livro de 1980 para uma série de lançamentos, entre eles a “Poesia e Prosa, 1940-1979”, de Eugénio de Andrade.

O público menos informado poderá ter da Imprensa Nacional uma ideia pejorativa – editora intermitente, vasto depósito de publicações. Em 1980 a imagem é, porém, a do dinamismo, na medida em que esta empresa pública achou dever intervir de perto na vida cultural portuguesa.
Detenhamo-nos nos últimos lançamentos. A “Poesia e Prosa” de Eugénio de Andrade (Biblioteca de Autores Portugueses, 2 vols., 700$00) tem um prefácio de Óscar Lopes, “Uma espécie de música”, sendo o arranjo gráfico de Armando Alves. […] Este é o autor vivo escolhido pela Imprensa Nacional para o seu plano editorial de 1980, havendo sido entretanto convidados, e dado a sua aceitação, Agustina Bessa Luís e Vergílio Ferreira, objeto de atenção nos dois próximos anos.
[…]
Detalhe de passagem, e nada despiciendo: a Biblioteca de Autores Portugueses tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian, no caso desta última incidindo sobre seis volumes anuais.[…]»