Estudos de Filosofia Jurídica e de História das Doutrinas Políticas
Paulo Merêa
«A obra de Paulo Merêa (1889-1977), figura maior da historiografia portuguesa do século xx, há muito que se tornou de difícil acesso, por se encontrarem esgotadas as diversas obras que publicou e ainda dispersos alguns dos seus mais valiosos estudos e ensaios, pelo que se impunha proceder a uma nova edição dos seus trabalhos.
Com o presente volume dá a INCM início a essa nova edição da obra de Paulo Merêa, preparada pelo Dr. José Manuel Merêa Pizarro Beleza, e na qual, sempre que tal se afigurou possível, foram incorporados os excursos, notas, desenvolvimentos e aditamentos que o autor, ao longo do tempo, foi introduzindo nos seus exemplares de trabalho.
Neste primeiro volume incluem-se, além dos breves livros Idealismo e Direito (1913), O Poder Real e as Cortes (1923) e Suarez — Grócio — Hobbes (1941), os restantes ensaios e estudos do grande mestre conimbricense sobre filosofia jurídica — em que, em 1910-1913, a sua intervenção de jovem escolar de leis foi a primeira voz esclarecida e informada a reagir contra a avassaladora onda positivista — e sobre história das doutrinas políticas medievais e modernas, entre os quais figura um estudo inédito, O «Legislador» de J.-J. Rousseau, redigido em 1967, com destino a um volume de homenagem ao seu grande amigo e convivente Luís Cabral de Moncada, que, no entanto, não chegou a publicar-se.» In editorial.