Skip to content
logo dark-logo logo dark-logo
  • Editora
  • Edições
  • Cultura
    • Notícias
    • Autores
    • Entrevistas
    • Opinião
    • Exposições
  • Digital
    • Livros em PDF
    • Audiolivros
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Citações
    • Passatempos
  • Prémios
    • Prémios Literários
    • Prémio Jornalismo
    • Prémio de Arte
  • Infantojuvenil
  • História
  • Biblioteca
Search Icon Search Icon
Agenda Date Icon Date Icon Date Icon
Agenda Close
Calendário
Ver todos os eventos
Eventos
Agenda Image
01 Qua
«D — Coleção em Exposição» até 6 de março na Casa do Design, em Matosinhos
Qua, Out 08 -
Agenda Image
01 Qua
Apresentação do livro “O Essencial sobre José Saramago”
Qua, Out 08 -
Agenda Image
13 Sex
«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências
Sex, Mai 13 -
Agenda Image
18 Sáb
Workshop de Escrita Criativa «Meninos sonhadores inspirados por AZEREDO PERDIGÃO» (Loja INCM Porto)
Sáb, Jun 18 -
Agenda
Agenda Image
01 Thu
«D — Coleção em Exposição» até 6 de março na Casa do Design, em Matosinhos
Thu, Jan 01 -
Agenda Image
01 Thu
Apresentação do livro “O Essencial sobre José Saramago”
Thu, Jan 01 -
Agenda Image
13 Fri
«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências
Fri, May 13 -
Agenda Image
18 Sat
Workshop de Escrita Criativa «Meninos sonhadores inspirados por AZEREDO PERDIGÃO» (Loja INCM Porto)
Sat, Jun 18 -
Search Close Icon
left arrowVoltar atrás
  • Cultura
  • Notícias

Novidades | Alvaro Pirez d’Évora. Um Pintor Português em Itália nas Vésperas do Renascimento

Publicado a 06 Mar, 2020 - 11:45
Catálogos de exposições Novidades Renascimento

Alvaro Pirez é o mais antigo pintor nascido em Portugal documentado na região da Toscana, em Itália, onde trabalhou entre 1410 e 1434. A assinatura que deixou no retábulo da Igreja de Santa Croce de Fossabanda, próximo de Pisa, onde se diz oriundo de Évora, e uma curta referência do grande historiador Giorgio Vasari, de 1568, que o nomeava «Alvaro Piero di Portogallo», comprovam a sua origem.

Alvaro Pirez d’Évora. Um Pintor Português em Itália nas Vésperas do Renascimento é o título do catálogo da exposição homónima que decorre até 15 de março de 2020 no Museu Nacional de Arte Antiga, organizada em estreita colaboração com o Polo Museale della Toscana. A exposição é comissariada por Joaquim Oliveira Caetano (Diretor do Museu Nacional de Arte Antiga) e Lorenzo Sbaraglio (Polo Museale della Toscana).

Esta edição, ricamente ilustrada e cientificamente documentada através do contributo dos especialistas que nela participaram, assinala de forma indelével o testemunho da mais completa exposição de sempre dedicada ao pintor português do século XV, Alvaro Pirez, conjuntamente com outras obras de grandes pintores toscanos do seu tempo. A coordenação cientifica é de Joaquim Oliveira Caetano e Lorenzo Sbaraglio. A coordenação editorial é de Ana Sousa com o apoio de Inês Gaspar Silva e Miguel Soromenho. Conta com textos de Alberto Lenza, Andrea Staderini, Angelo Tartuferi, Antonia d’Aniello, Antonia Solpietro, Carl Brandon Strehlke, Caterina Bay, Chiara Marcheschi, Christopher Daly, Cristina Gnoni Mavarelli, Daniela Parenti, Dora Sallay, Elisa Brunoni, Elisa Camporeale, Emanuele Zappasodi, Federica Siddi, Giulia Scarpone, Jerôme Hayez, Joaquim Oliveira Caetano, Lia Brunori, Lorenzo Sbaraglio, Luísa Penalva, Maria Falcone, Maria João Vilhena de Carvalho, Marilena Tamassia, Valentina Catalucci e Virgínia Caramico.

A qualidade plástica e a importância histórica do pintor Alvaro Pirez d’Évora, de quem se conhecem pouco mais de 50 pinturas, artisticamente enquadradas na pintura centro-italiana da época, justificam a organização de uma grande exposição sobre a sua obra e a sua época, que será apresentada no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, entre 29 de novembro de 2019 e 15 de março de 2020.
Da exposição fazem parte pinturas conservadas em Portugal, entre elas a preciosa Anunciação que pertenceu à coleção do chanceler alemão Konrad Adenauer, e ainda obras dos grandes pintores toscanos do seu tempo. Incluindo cerca de 85 peças, pretende-se apresentar também o contexto cultural e artístico em que se desenvolveu a arte de Alvaro Pirez d’Évora. Esta mostra, a mais completa realizada até hoje, contará com empréstimos de grandes museus europeus, entre os quais se destacam a Gemaldegalerie (Berlim), o Musée du Petit Palais (Avignon), o Museo Nazionale di San Matteo (Pisa), a Pinacoteca Nazionale di Siena, a Galleria d’Arte Moderna (Milão), as Gallerie degli Uffizi (Florença), e ainda de muitas outras instituições museológicas e coleções privadas de referência, de Itália, França, Alemanha, Hungria e Polónia.

in http://www.patrimoniocultural.gov.pt/

 

Saiba mais detalhes sobre esta obra na nossa loja online. Aqui.
Publicações Relacionadas
  • Já disponível catálogo da exposição Guerreiros  & Mártires. A Cristandade e o Islão na Formação de Portugal patente no MNAA de 20 de novembro a 28 de fevereiro
    Já disponível catálogo da exposição Guerreiros & Mártires. A Cristandade e o Islão na Formação de Portugal patente no MNAA de 20 de novembro a 28 de fevereiro

    23 Novembro 2020

  • DESENHAR A MOEDA pelos alunos das escolas de Setúbal — A INCM em ligação com a comunidade
    DESENHAR A MOEDA pelos alunos das escolas de Setúbal — A INCM em ligação com a comunidade

    01 Junho 2016

  • Carlos Guerreiro, designer gráfico e ilustrador, na Coleção D
    Carlos Guerreiro, designer gráfico e ilustrador, na Coleção D

    14 Setembro 2015

  • 10.º título da coleção D dedicado ao designer Roberto Nobre
    10.º título da coleção D dedicado ao designer Roberto Nobre

    13 Agosto 2015

  • No Dia Nacional dos Castelos Venham Todos Ver o Meu Palácio
    No Dia Nacional dos Castelos Venham Todos Ver o Meu Palácio

    07 Outubro 2019

Catálogos de exposições Novidades Renascimento Black tag icon
Publicações Relacionadas
  • Já disponível catálogo da exposição Guerreiros & Mártires. A Cristandade e o Islão na Formação de Portugal patente no MNAA de 20 de novembro a 28 de fevereiro

    Há 2 dias

  • DESENHAR A MOEDA pelos alunos das escolas de Setúbal — A INCM em ligação com a comunidade

    Há 2 dias

  • Carlos Guerreiro, designer gráfico e ilustrador, na Coleção D

    Há 2 dias

  • 10.º título da coleção D dedicado ao designer Roberto Nobre

    Há 2 dias

  • No Dia Nacional dos Castelos Venham Todos Ver o Meu Palácio

    Há 2 dias

Go Top Icon
Footer Logo Footer Logo
  • Facebook Logo
  • Instagram Logo
Loja Online INCM
Editora
Edições
Cultura
  • Notícias
  • Autores
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Exposições
Digital
  • Livros em PDF
  • Audiolivros
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Citações
  • Passatempos
Prémios
  • Prémios Literários
  • Prémio Jornalismo
  • Prémio de Arte
Infantojuvenil
História
Biblioteca
Livrarias
Transportes

Autocarros: 58

Metro: Rato

Coordenadas GPS

N 38º 43' 4.45" W 9º 9' 6.62"

Contacto

Imprensa Nacional, Rua da Escola Politécnica, Nº135, 1250-100 Lisboa

213945772editorial.apoiocliente@incm.pt
© 2025 Imprensa Nacional
Imprensa Nacional é a marca editorial da
Privacidade Termos e Condições Declaração de acessibilidade