Skip to content
logo dark-logo logo dark-logo
  • Editora
  • Edições
  • Cultura
    • Notícias
    • Autores
    • Entrevistas
    • Opinião
    • Exposições
  • Digital
    • Livros em PDF
    • Audiolivros
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Citações
    • Passatempos
  • Prémios
    • Prémios Literários
    • Prémio Jornalismo
    • Prémio de Arte
  • Infantojuvenil
  • Património
    • História
    • Biblioteca
    • Catálogo biblioteca
  • Loja
Search Icon Search Icon
Agenda Date Icon Date Icon Date Icon
Agenda Close
Calendário
Ver todos os eventos
Eventos
Agenda Image
01 Sex
«D — Coleção em Exposição» até 6 de março na Casa do Design, em Matosinhos
Sex, Jun 26 -
Agenda Image
01 Sex
Apresentação do livro “O Essencial sobre José Saramago”
Sex, Jun 26 -
Agenda Image
01 Sex
Apresentação do livro «Manuel Teixeira Gomes, Torna-viagem» – Coleção Grandes Vidas Portuguesas, série Presidentes
Sex, Jun 26 -
Agenda Image
13 Sex
«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências
Sex, Mai 13 -
Agenda
Agenda Image
01 Thu
«D — Coleção em Exposição» até 6 de março na Casa do Design, em Matosinhos
Thu, Jan 01 -
Agenda Image
01 Thu
Apresentação do livro “O Essencial sobre José Saramago”
Thu, Jan 01 -
Agenda Image
01 Thu
Apresentação do livro «Manuel Teixeira Gomes, Torna-viagem» – Coleção Grandes Vidas Portuguesas, série Presidentes
Thu, Jan 01 -
Agenda Image
13 Fri
«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências
Fri, May 13 -
Search Close Icon
left arrowVoltar atrás
  • Cultura
  • Lançamentos

Novidade Editorial | «A arte em Portugal no Século XX» de José-Augusto França

Biblioteca José-Augusto França José-Augusto França

Partindo duma seleção realizada pelo próprio autor, a Coleção Biblioteca José Augusto-França, composta por 16 volumes, tem vindo a ser publicada pela Imprensa Nacional desde 2017.

Segundo Duarte Azinheira, Diretor da Imprensa Nacional, «Muitas das obras são aqui revistas e ampliadas, contando, algumas, com material inédito e disperso. Pretende a Biblioteca José-Augusto França sintetizar, de forma extensa e profunda, os vários lugares de interesse e questionamento do autor — entre ensaios, romance, contos, memórias, teatro — e também reunir o melhor da reflexão de um homem que a UNESCO considerou como um símbolo maior do pensamento europeu.»

O volume 4 da Biblioteca José-Augusto França constituiu a última obra editada sob a coordenação direta do Professor José-Augusto França, figura maior da historiografia da arte em Portugal e referência incontornável na cultura portuguesa contemporânea. Após o seu falecimento, em 2021, a Imprensa Nacional entendeu confiar a coordenação científica dos volumes remanescentes desta coleção à Professora Doutora Raquel Henriques da Silva, Professora Catedrática Jubilada do Departamento de História da Arte da NOVA FCSH e colaboradora próxima do autor.

Esta decisão procurou preservar o espírito e os critérios editoriais que orientaram a coleção desde o seu início, assegurando a continuidade do projeto com o mesmo rigor científico e exigência intelectual. A Professora Raquel Henriques da Silva assume, assim, a responsabilidade pela atualização de dados, pela substituição pontual ou omissão de imagens de obras cuja localização não pôde ser confirmada, bem como pela curadoria dos textos introdutórios dos volumes futuros, garantindo que o legado de José-Augusto França continue a ser honrado.

Mantendo o critério estabelecido no volume 4, optou-se por incluir, sempre que possível, fotografias atuais de monumentos e edifícios, de modo a facilitar o reconhecimento dos locais representados.

São agora lançados os volumes 5 e 6 desta coleção: A Arte em Portugal no Século XIX e A Arte em Portugal no Século XX.

 

A Arte em Portugal no Século XX – volume 6

«Dentro da cronologia definida e liberto de citar artistas que considerou «tipicamente oitocentistas», França organizou a obra em três partes («Os anos 10 e 20»; «Os anos 30 e 40»; «Os anos 40 e 50»), cada uma com, sensivelmente, cem páginas, e subdivididas numa série de capítulos. Com exaustividade, idêntica à utilizada em A Arte em Portugal no Século XIX, destaca os principais pintores, escultores e arquitetos e as suas respetivas obras, bem como as dinâmicas das práticas artísticas, expressas em iniciativas grupais — exposições, manifestos, revistas e jornais — e articulações, mais ou menos complexas, envolvendo as instituições com que tinham de se relacionar. A organização tripartida da obra corresponde a outra que pela primeira vez foi usada em Portugal e cuja pertinência se estava então a generalizar na crítica de arte internacional: a designação, aparentemente, precisa de «geração».

[…] Embora o autor mantenha a determinação de não deixar nada de fora (e, por isso, as notas têm uma extensão considerável e continuam a ser um manancial de informação), há uma clara prevalência dos pintores sobre os arquitetos e escultores que são tratados em capítulos conjuntos, sem que nenhum deles tenha capítulo individual. Em relação aos pintores, o direito a capítulo próprio pertence apenas a Amadeo de Souza Cardoso, Eduardo Viana, Almada Negreiros e António Pedro e António Dacosta, estes juntos no último capítulo da segunda parte da obra, dedicada aos «Anos 30 e 40». Há outro aspeto que tem de ser salientado na complexa arquitetura deste livro: a Almada Negreiros, França dedica três capítulos autónomos, um em cada uma das «partes», percorrendo exaustivamente a longevidade do artista.» Raquel Henriques da Silva, no texto de introdução a este livro.

Esta edição inclui ainda o texto «Breves considerações sobre a história da arte do presente», de José-Augusto França.

 

Também disponível A Arte em Portugal no Século XIX – volume 5, em 2 tomos

Publicações Relacionadas
  • José-Augusto França em entrevista: «A obra de arte é a sua própria verdade»
    José-Augusto França em entrevista: «A obra de arte é a sua própria verdade»

    17 Junho 2015

  • José-Augusto França responde ao Questionário Proust
    José-Augusto França responde ao Questionário Proust

    01 Julho 2015

  • Almada Negreiros desapareceu há 50 anos
    Almada Negreiros desapareceu há 50 anos

    15 Junho 2020

  • O Essencial sobre Charles Chaplin, por José‑Augusto França
    O Essencial sobre Charles Chaplin, por José‑Augusto França

    21 Setembro 2015

  • Apresentação dos novos livros da  Biblioteca José-Augusto França, no Grémio Literário
    Apresentação dos novos livros da Biblioteca José-Augusto França, no Grémio Literário

    26 Junho 2026

Biblioteca José-Augusto França José-Augusto França Black tag icon
Publicações Relacionadas
  • José-Augusto França em entrevista: «A obra de arte é a sua própria verdade»

    Há 2 dias

  • José-Augusto França responde ao Questionário Proust

    Há 2 dias

  • Almada Negreiros desapareceu há 50 anos

    Há 2 dias

  • O Essencial sobre Charles Chaplin, por José‑Augusto França

    Há 2 dias

  • Apresentação dos novos livros da Biblioteca José-Augusto França, no Grémio Literário

    Há 2 dias

Go Top Icon
Footer Logo Footer Logo
  • Facebook Logo
  • Instagram Logo
Loja Online INCM
Editora
Edições
Cultura
  • Notícias
  • Autores
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Exposições
Digital
  • Livros em PDF
  • Audiolivros
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Citações
  • Passatempos
Prémios
  • Prémios Literários
  • Prémio Jornalismo
  • Prémio de Arte
Infantojuvenil
Património
  • História
  • Biblioteca
  • Catálogo biblioteca
Loja
Livrarias
Transportes

Autocarros: 58

Metro: Rato

Coordenadas GPS

N 38º 43' 4.45" W 9º 9' 6.62"

Contacto

Imprensa Nacional, Rua da Escola Politécnica, Nº135, 1250-100 Lisboa

213945772editorial.apoiocliente@incm.pt
© 2026 Imprensa Nacional
Imprensa Nacional é a marca editorial da
Privacidade Termos e Condições Declaração de acessibilidade