Visita do Ministro do Interior à Imprensa Nacional.

  • Referência
    «A Imprensa Nacional recebeu a visita do ministro do interior», Diário da Manhã, de 20 de abril de 1947, pp.1 e 6.
Assunto

Visita do Ministro do Interior, Cancela de Abreu, ao edifício da Imprensa Nacional.

Ficha

«O primeiro estabelecimento do país nas artes gráficas – a Imprensa Nacional de Lisboa – recebeu ontem à tarde a visita do Ministro do Interior.
O Sr. Engenheiro Cancela de Abreu, acompanhado pelo seu secretário, Sr. Dr. Filipe Guedes, chegou às 15 horas e 30 ao edifício, onde o aguardavam os Srs. António Gomes Bebiano, administrador da Imprensa Nacional; Ernesto Gomes, secretário; Carlos Amoêdo, inspetor das Oficinas, e pessoal superior do referido estabelecimento fabril.
O Ministro percorreu todas as dependências do edifício que, presentemente, se encontram em reparação, detendo-se alguns momentos a conversar com os chefes das oficinas, inquirindo como decorriam os serviços que estavam em plena laboração.
O Administrador da Imprensa Nacional, que acompanhava o ministro, elucidava acerca dos trabalhos que naquele momento eram executados.
Nas oficinas, o Ministro examinou alguns trabalhos dos operários especializados e assistiu à tiragem do Diário do Governo.
O Sr. Engenheiro Cancela de Abreu esteve, também, nas oficinas de fundição e na central elétrica, a cargo do antigo desportista internacional Jorge Vieira, com quem trocou impressões acerca do funcionamento do serviço.
Após a visita às oficinas, o Ministro do Interior dirigiu-se para a biblioteca, onde examinou alguns exemplares de raro valor material e artístico.
O Administrador da Imprensa Nacional ofereceu ao Sr. Engenheiro Cancela de Abreu um exemplar de «Os Lusíadas», na edição daquele estabelecimento, em papel especial e ricamente encadernado.
Antes de se retirar, o Ministro escreveu o seguinte, no livro de visitantes: “Aqui deixo à Imprensa Nacional o justo elogio pela sua zelosa administração e pela afamada competência e habilidade dos seus trabalhadores.”»