Troca de publicações Portugal-Espanha.

  • Referência
    P., «Brinde à Imprensa Nacional», A Federação, n.º 39, de 4 de novembro de 1865, pp.153-154.
Assunto

Troca de publicações entre a Imprensa Nacional de Madrid e a Imprensa Nacional de Lisboa.

Ficha

«Demos em tempo conta nesta modesta folha de haver a administração geral da Imprensa Nacional de Lisboa brindado a Imprensa Nacional de Madrid com um exemplar do seu bem conhecimento Specimen: cabe-nos hoje também a satisfação de informar os nossos leitores, que a Imprensa Nacional de Madrid acaba de corresponder àquele brinde (que sabemos ter sido mui lisonjeiramente apreciado) de uma maneira que abona de sobra o brio, inteligência e gosto da administração e artistas desse importante estabelecimento.
É um grosso volume de 75 centímetros de alto por 60 centímetros de largura, esplêndida e elegantemente encadernado em chagrin, contendo, em impressão calcográfica, os transuntos dos melhores quadros existentes no grandiosos Palácio e preciosíssimo museu real de Madrid.
Compreende esta espécie de rico álbum 69 estampas; […]
Na primeira página ou rosto deste belo volume lê-se Colleccion de grabados de los principales cuadros de pintores españoles y estranjeros, dedicada á la Imprenta Nacional de Lisboa por la Imprenta Nacional de Madrid – 1865.
O exm.º sr. D. Filipe Mendes Vigo, atual secretário da legação espanhola, cavalheiro que já também mui benevolamente se incumbira de transmitir ao seu destino o Specimen da Imprensa Nacional de Lisboa, foi o encarregado por s. ex.ª o sr. D.J.F. Comyn, ministro de sua majestade católica junto de sua majestade fidelíssima, de apresentar aqui aquele livro. O exm.º sr. conselheiro Marecos, profundamente agradecido da oferta e do modo extremamente delicado por que era feita […].
Louvámos o procedimento da administração da Imprensa Nacional de Lisboa, quando procurou fazer conhecidos em Espanha os progressos realizados na arte tipográfica em Portugal; […]»