MARECOS, Firmo Augusto Pereira

  • Nascimento
    1803
  • Morte
    1877
  • Categoria Profissional
    Administrador-Geral
Biografia

 

Biblioteca Nacional de Portugal.

Nasceu em 9 de novembro de 1803. Afeto ao liberalismo, foi nomeado 1.º oficial da Repartição Central da Secretaria da Guerra.

Foi Administrador-Geral da Imprensa Nacional entre 1844 e 1877, em substituição do seu irmão José Frederico Pereira Marecos, que morreu prematuramente em 1844. No essencial, prosseguiu os objetivos de modernização iniciados por Frederico Marecos, realizando novas missões a oficinas tipográficas de referência em França, Bélgica e Inglaterra para renovação tecnológica. Em sequência destas visitas, fez comprar dois prelos manuais (para grandes formatos), um prelo mecânico, coleções de matrizes e instrumentos de fundição.

No mesmo sentido, em 1857 enviou a Paris o compositor José Maurício Veloso e o impressor Francisco de Paula Nogueira para formação técnica e artística na Imprensa Imperial, a partir da qual se iniciou uma remodelação profunda dos processos de trabalho da Imprensa Nacional, desde o mobiliário até à impressão.

Morreu em 22 de dezembro de 1877, vítima de doença cerebral, sendo substituído interinamente pelo contador Ângelo Rafael Vecchiato.