Detalhes de documento

  • Arquivo
    INCM/Arquivo Histórico da Imprensa Nacional
  • Cota
    n/a
  • Tipo de documento
    Ordem de Serviço
  • De:
    Direção Geral da Imprensa Nacional
  • Para:
Transcrição

«Por ser sobremaneira honroso para o pessoal da Imprensa, transcreve-se o ofício da Direção Geral de Estatística n.º 1 376, de 1 do corrente mês, que fica arquivado na Inspeção das Oficinas sob o n.º 2 447.

Ministério das Finanças – Direção Geral de Estatística – Repartição Central – Exm.º Sr. Diretor Geral da Imprensa Nacional – Lisboa – Iniciada já a distribuição do volume da nossa “Estatística Comercial” relativo ao ano findo, apraz-me testemunhar a V.Ex.ª o nosso profundo reconhecimento pelas providências que adotou, e pela boa vontade (sempre manifestada para com esta Direção Geral) com que recebeu e atendeu as solictações feitas a fim de acelerar o mais possível os trabalhos de composição e impressão daquele volume.
Publicado embora um pouco depois do prazo para tal fixado por esta Direção Geral, demora devida, evidentemente, a causas independentes da vontade de V. Ex.ª, aparece ao público a “Estatística Comercial” dentro do mês de abril do ano seguinte àquele que respeita o volume – apenas quatro meses depois – o que representa um apreciável esforço, digno do apreço de quantos se interessam por assuntos estatísticos. E este magnífico serviço em grandíssima parte se deve aos esforços e providências de V. Ex.ª.
Aproveito este ensejo para, com a devida vénia, de novo recorrer à cativante amabilidade de V. Ex.ª , no sentido de interessar-se pela rápida composição do “Anuário Demográfico” de 1930, que a Direção Geral de Estatística a meu cargo se empenha em fazer aparecer durante o mês de maio. Não só por ser o segundo volume desta publicação, como pela importância dos dados que contém, pela soma de estudos que suscita e pelo conhecimento que fornece da vida portuguesa, sob os aspetos sanitário e moral, esse “Anuário” é esperado […] com legítima ansiedade […]. O esclarecido patriotismo de V. Ex.ª verificará a sinceridade e verdade desta afirmação. E por isso estou seguro de que envidará todos os seus esforços para que o referido trabalho saia dos prelos dessa Imprensa dentro do prazo indicado acima. […] pelo Diretor Geral, Casimiro Chambica da Fonseca.»