Placa do Centenário de Vasco da Gama.

  • Referência
    «Centenário de Vasco da Gama», A Colónia Portuguesa: bi-semanário independente (Califórnia), n.º 85, de 6 de janeiro de 1925, p. 10.
Assunto

Placa artística da Imprensa Nacional no Centenário de Vasco da Gama.

Ficha

«Reuniu mais uma vez a Comissão Oficial do Centenário de Vasco da Gama, sob a presidência do coronel Sr. Ramos da Costa que deu conta do resultado da sua viagem a Sines, terra onde nasceu o egrégio almirante e onde lhe vai ser erigido um monumento.
Foram presentes à comissão as fotografias da ‘maquete’ do monumento, segundo o projeto do hábil escultor Tomás Costa.
O busto do grande capitão, que deve ser fundido em bronze, assentará sobre um plinto de pedra lioz, de quatro faces, tendo na da frente uma artística alegoria — o sol da Índia iluminando a nau S. Rafael onde Vasco da Gama navegou para a descoberta que o imortalizou e à Pátria. Nas duas faces laterais figuram os brasões de Sines e dos Gamas, lendo-se na face posterior a dedicatória do monumento, cuja primeira pedra será lançada no próximo dia 25 do corrente.
Pelo Sr. Afonso Dornelas foram presentes à comissão exemplares da ‘plaquette’, referente à obra colossal de D. Vasco da Gama, trabalho primoroso do distinto académico Sr. Lopes de Mendonça, da qual seguiram já os exemplares precisos para todas as legações e consulados de Portugal no estrangeiro, afim de se fazer a necessária propaganda da comemoração em projeto.
A ‘plaquette’ que é um artístico trabalho da Imprensa Nacional de Lisboa, vem ilustrada com o mais antigo retrato de D. Vasco da Gama, e que pertenceu à família do denodado navegador.
A comissão continua tratando do programa dos festejos a fazer-se afim de o apresentar à sanção oficial.»