A Imprensa Nacional na Exposição Portuguesa do Rio de Janeiro.

  • Referência
    «Exposição Portuguesa no Rio de Janeiro» in O occidente: revista illustrada de Portugal e do estrangeiro, n.º 44, de 15 de outubro de 1879, pp. 154-155.
Assunto

Participação da Imprensa Nacional na Exposição Portuguesa do Rio de Janeiro.

Ficha

«A imprensa portuguesa e brasileira têm dado conta minuciosa deste magnífico certame, de que o bom nome português acaba de desempenhar-se de uma forma cabal, deixando bem assinalados os progressos artísticos e industriais que o nosso país tem feito nos últimos anos. […]
Sala de Luís de Camões — Nesta sala acham-se expostos os objectos que, por assim dizer, se relacionam de perto com os progressos intelectuais do país como trabalhos tipográficos, papel de impressão, livros, mapas, espécimes de tipografia, trabalhos de encadernação, etc.
A Imprensa Nacional de Lisboa sobressai nesse certame pela perfeição dos seus trabalhos, seguindo-se-lhe outras oficinas nacionais tais como as de Lallemant Frères, Castro irmãos, Corazzi e outras, perfeitamente bem representadas por variadíssimos trabalhos tipográficos em todas as especialidades.
O Episódio de Inês de Castro, escrito em sete línguas e admiravelmente bem iluminado, faz honra à imprensa nacional, bem como honram as outras oficinas a colecção do jornal O Ocidente, a da Biblioteca infantil, da Biblioteca selecta e ainda muitas saídas tanto das tipografias de Lisboa como do Porto.»

Ver artigo completo em Hemeroteca Digital >>