Trabalhos da Imprensa Nacional.

  • Referência
    S.G., «Imprensa Nacional», Semana portuguesa: revista de informação e crítica, n.º 4, de 31 de janeiro de 1933, pp.19 e 22.
Assunto

História e atualidade da Imprensa Nacional, com destaque para os trabalhos produzidos nas oficinas.

Ficha

«[…]
Hoje a Imprensa Nacional é a nossa melhor tipografia, sendo os seus trabalhos sempre devidamente apreciados nos concursos ou exposições estrangeiras. Superiormente dirigida pelo Sr. António Gomes Bebiano, os seus serviços correm modelarmente.
O pessoal distribuído pelas suas muitas oficinas, como a de fundição de tipo, gravura, litografia, composição, brochura, impressão, fabricação de rolos, etc., eleva-se a uns 540 operários.
Os trabalhos que a Imprensa tem a seu cargo são muitos e todos eles revelam perfeição, como o Diário do Governo, o Boletim da Propriedade Industrial, a Ordem do Exército, o Boletim de Seguros, as Estatísticas, etc., etc..
O pessoal superior que coadjuva o diretor é constituído por um seleto grupo de funcionários, como o Secretário, Sr. Vicente de Sousa, o Inspetor, Sr. Carlos Filipe Amoedo, o chefe da Revisão, Sr. Jacinto Pinto Coelho, o mestre da Escola de Tipografia, Sr. Mário de Brito, o chefe da oficina de gravura, Sr. Manuel Vicente Cordeiro, etc.. E ainda é dever mencionar aqui o médico da casa, o ilustre Dr. Manuel de Assunção, cujas excelsas qualidades fazem com que todo o pessoal encontre nele não só um distinto profissional, como um bom amigo, reconfortante nos momentos de dor.»