Apoio a tipógrafos desempregados.

  • Referência
    «A Crise Tipográfica em Lisboa», Diário de Notícias, n.º 2410, de 4 de abril de 1927, p. 3.
Assunto

Apoio da Imprensa Nacional de Lisboa aos compositores tipográficos desempregados, incluindo a admissão de alguns destes trabalhadores.

Ficha

«Lisboa, março, 15 — As entidades encarregadas pelo ministério do Interior, de darem uma solução à grave crise que atravessa a classe tipográfica, originada pela suspensão dos jornais A Batalha, Diário da Tarde, Informação, O Mundo, O Rebate e A Tarde, têm enviado todos os seus esforços para levar a bom cabo a sua missão, esperando a comissão delegada da Associação de Classe dos Compositores Tipográficos que, no decorrer da presente semana, este assunto fique liquidado.
O Sr. Luís Derouet, diretor geral da Imprensa Nacional de Lisboa, juntamente com o delegado especial do ministério do Interior, Sr. Augusto Silva, procurou o Sr. Dr. Silva Ramos, provedor da Misericórdia de Lisboa, conseguindo sua Ex.ª A verba de 8.200$00 para auxílio aos compositores desempregados, a qual foi ontem distribuída na tesouraria da Imprensa Nacional, cabendo a cada artista desempregado a quantia de 100 escudos.
Para admissão de compositores na Imprensa Nacional efetuou-se, na presente semana, um concurso o qual é limitado aos tipógrafos que faziam parte dos jornais suspensos acima citados e que estejam dentro das condições regulamentares para admissão naquele estabelecimento.»