Amália Rodrigues. Um Lugar Misterioso é o mais recente título da coleção, «Grandes Vidas Portuguesas», uma coleção destinada aos leitores mais jovens mas que os adultos gostam de ler também.
Com texto de Sónia Graça e ilustrações de Paulo Monteiro, Amália Rodrigues. Um Lugar Misterioso presta homenagem a Amália Rodrigues, no ano em que se celebra o centenário da fadista, atriz e símbolo maior da primeira expressão artística portuguesa a ser declarada, pela UNESCO, Património Cultural Imaterial da Humanidade: o Fado.
Além disso, este volume dá a conhecer aos novos, de forma muito apelativa, porém rigorosa, o percurso de vida desta fadista maior da língua portuguesa que cantou em salas muito improváveis para uma artista portuguesa do seu tempo: do Carnegie Hall, em Nova Iorque, ao Olympia, em Paris. E por todo lado foi aplaudida de pé.
Amália fez do mundo o seu palco natural e soube construir uma carreira artística sem precedentes, ao mesmo tempo que divulgava além fronteiras o que a língua portuguesa tem de melhor: os seus poetas. Da lírica de Pedro Homem de Mello, David Mourão-Ferreira, Camões, José Régio, Bernardim Ribeiro, D. Dinis, Alexandre O’Neill, José Carlos Ary dos Santos, passando pelos brasileiros Cecília de Meireles ou Vinícius de Moraes… Muito longa seria a enumeração.
Ao longo deste livro encontram-se vários enunciados em discurso direto. Estes têm por base referências da própria Amália, depoimentos de pessoas que lhe foram próximas e também reproduções exatas de palavras da fadista em gravações em estúdio.
Também o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, o Arquivo Histórico da Presidência da República e a editora Valentim de Carvalho constituíram fontes muito relevantes na pesquisa para este livro.
É na rua que começa esta história. A história de uma menina que nasceu triste e pobre, num pobre e triste país, onde se proibiam livros, poemas e canções. Mas ela pegou na voz e pôs-se a cantar a sua tristeza. «Quanto mais triste, melhor», pensava. Hoje, essa canção é reconhecida em todo o mundo. Hoje, o fado é bonito e até está na moda, mas para aqui chegar foi preciso muito correr e muito cantar…
in Amália Rodrigues. Um Lugar Misterioso
Esta é, sem dúvida, uma biografia essencial na coleção «Grandes Vidas Portuguesas», uma coleção editada em parceria pela Imprensa Nacional e pela Pato Lógico e que nos mostra o Portugal de ontem, de hoje e de sempre, através das vidas de quem o tornou ainda maior.