O título Sobre Melisso, Xenófanes e Górgias. Virtudes e Vícios. Retórica a Alexandre, de Aristóteles, e que acaba de ser lançado pela editora pública, faz parte do projeto «Obras Completas de Aristóteles», e insere-se na coleção «Biblioteca de Autores Clássicos», da Imprensa Nacional.
A presente edição conta com coordenação de António Pedro Mesquita, com introduções, tradução e notas de Reina Marisol Troca Pereira (Universidade da Beira Interior). A revisão científica é de Carolina Araújo (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Francisco González (Universidade de Ottawa) e Maria de Fátima Sousa e Silva (Universidade de Coimbra).
Embora considerados espúrios, os opúsculos que compõem o presente volume contêm elementos dignos de menção. Desde logo, os ensaios Sobre Melisso, Xenófanes e Górgias apresentam nos dados e fragmentos sobre estes três filósofos da Antiguidade que, de outro modo, não teriam chegado até nós. Virtudes e Vícios é juntamente com a Ética a Nicómaco, a Ética a Eudemo e a Grande Moral um dos quatro livros de natureza ética incluídos na coleção aristotélica: partindo da dicotomia entre coisas «boas» e «vergonhosas», descreve em seguida um conjunto de virtudes e vícios particulares. A Retórica a Alexandre é o texto mais extenso e talvez o mais antigo (data, com grande probabilidade, do século ıv a. C.): num tom utilitário e por vezes exortativo, é composto de normas e conselhos dirigidos a Alexandre Magno. Em suma, pode-se dizer que estes textos pseudoaristotélicos são relevantes não tanto pela sua autoria, mas sim pelo seu conteúdo filosófico e historiográfico.
in contracapa
Considerando a necessidade cultural, particularmente do público universitário, de dispor de uma tradução moderna, fidedigna e anotada da totalidade da obra de Aristóteles, o projeto «Obras Completas de Aristóteles» pretende tornar acessível ao leitor português a totalidade da coleção aristotélica. Este é um projeto da Imprensa Nacional, promovido e coordenado pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa em colaboração com o Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, o Instituto David Lopes de Estudos Árabes e Islâmicos, o Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa e os Centros de Linguagem, Interpretação e Filosofia e de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra e com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Saiba mais sobre este título aqui: https://imprensanacional.pt/edicoes/sobre-melisso-xenofanes-e-gorgias-virtudes-e-vicios-retorica-a-alexandre-vol-ix-tomo-v/