Skip to content
logo dark-logo logo dark-logo
  • Editora
  • Edições
  • Cultura
    • Notícias
    • Autores
    • Entrevistas
    • Opinião
    • Exposições
  • Digital
    • Livros em PDF
    • Audiolivros
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Citações
    • Passatempos
  • Prémios
    • Prémios Literários
    • Prémio Jornalismo
    • Prémio de Arte
  • Infantojuvenil
  • História
  • Biblioteca
Search Icon Search Icon
Agenda Date Icon Date Icon Date Icon
Agenda Close
Calendário
Ver todos os eventos
Eventos
Agenda Image
01 Seg
«D — Coleção em Exposição» até 6 de março na Casa do Design, em Matosinhos
Seg, Out 06 -
Agenda Image
01 Seg
Apresentação do livro “O Essencial sobre José Saramago”
Seg, Out 06 -
Agenda Image
13 Sex
«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências
Sex, Mai 13 -
Agenda Image
18 Sáb
Workshop de Escrita Criativa «Meninos sonhadores inspirados por AZEREDO PERDIGÃO» (Loja INCM Porto)
Sáb, Jun 18 -
Agenda
Agenda Image
01 Thu
«D — Coleção em Exposição» até 6 de março na Casa do Design, em Matosinhos
Thu, Jan 01 -
Agenda Image
01 Thu
Apresentação do livro “O Essencial sobre José Saramago”
Thu, Jan 01 -
Agenda Image
13 Fri
«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências
Fri, May 13 -
Agenda Image
18 Sat
Workshop de Escrita Criativa «Meninos sonhadores inspirados por AZEREDO PERDIGÃO» (Loja INCM Porto)
Sat, Jun 18 -
Search Close Icon
left arrowVoltar atrás
  • Cultura
  • Notícias

Novidade editorial | Património Musical e Diálogo Intercultural, de Mário Vieira de Carvalho  

Publicado a 06 Dez, 2022 - 10:36
Coleção Olhares Mário Vieira de Carvalho Música

A noção de património musical, a sua relevância histórico-social e o seu entrecruzamento com as ideologias, a religião e a política atravessam os ensaios reunidos neste volume, de autoria de Mário Vieira de Carvalho, agora publicado na coleção «Olhares» da Imprensa Nacional.

Património Musical e Diálogo Intercultural estrutura-se em 4 capítulos/ensaios. O primeiro, intitulado «Património musical: da legitimação ideológica à problematização crítica», aborda, numa retrospetiva que remonta à Antiguidade Clássica, alguns exemplos de contradições e, por vezes, intolerância extrema na constituição da doxa que legitima uma prática musical.

No estudo «Património musical e revolução: a colocação do problema no discurso teórico e no programa de ação de Anatole Lunatcharski» são objeto principal de análise (e discussão) os textos sobre música ou artes musicais, bem como sobre política cultural da autoria do dirigente bolchevista, que integrou o primeiro governo soviético na qualidade de comissário do povo para a Educação, cargo que exerceu até 1927.

Já o contexto colonial é o objeto do terceiro ensaio, cujo título — «A música entre a confrontação e o diálogo interculturais» — deixa transparecer a ambivalência das relações entre colonizador e colonizado, as estratégias de apropriação recíproca a que são expostos, numa dialética de confronto/diálogo não isenta de potencial emancipatório para ambas as partes.

No trabalho final deste volume, «A música na era da sua reprodutibilidade digital», Mário Vieira de Carvalho toma como referência alguns contributos de Walter Benjamin, nomeadamente o seu célebre ensaio A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica (1936).

 

O património musical é discutido como produto de conflitos e contradições, ora ocultos, ora abertamente assumidos; ora resultantes do (des)encontro de culturas, designadamente em contextos coloniais, ora de ruturas históricas, como foi o caso das revoluções francesa e soviética, ora ainda de mudanças tecnológicas como a da emergência das esferas públicas digitais. Simultaneamente, ele apresenta-se-nos também como um medium privilegiado do diálogo intercultural. Num mundo tão conturbado pela intolerância e pelo fanatismo, importa mais do que nunca sublinhar essa dimensão, que valoriza a diversidade das expressões culturais e o entendimento entre os povos.

 In contracapa

 

 

Sobre o autor

Mário Vieira de Carvalho é professor catedrático jubilado de Sociologia da Música e investigador do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), unidade de investigação que fundou em 1997 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e dirigiu até à sua nomeação como Secretário de Estado da Cultura no xvıı Governo Constitucional (2005-2008).

Entre outras afiliações, é sócio efetivo da Academia das Ciências de Lisboa (Classe de Letras — 9.ª Secção, Comunicação e Artes) e sócio honorário da Academia Europeia de Teatro Lírico (Viena), a cuja direção pertenceu (2001-2020).

Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa (1968), doutorou-se em Ciências Musicais pela Universidade Humboldt de Berlim (1985), com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian.

Nas suas publicações científicas, que percorrem um leque variado de temáticas — música contemporânea, estudos de ópera, relações da música com a política, a literatura e as outras artes —, propõe-se pensar criticamente a música e a musicologia e cultivar o diálogo interdisciplinar, sem nunca perder de vista a música, ela própria, como conhecimento autónomo que não se esgota no discurso sobre ela.

Na Imprensa Nacional, Mário Veira de Carvalho publicou: A Tragédia da Escuta — Luigi Nono e a Música do Século XX, O Essencial sobre Fernando Lopes Graça (N.º 38), A 4 Mãos — Schumann, Eichendorff e outras Notas (com Fernando Gil) e Pensar é Morrer ou o Teatro de São Carlos na Mudança de Sistemas Sociocomunicativos desde Fins do Século XVIII aos nossos Dias

 

Publicações Relacionadas
  • Novidade editorial | Rebeliões, Revoltas e Revoluções
    Novidade editorial | Rebeliões, Revoltas e Revoluções

    13 Maio 2022

  • Jorge Barreto Xavier em entrevista — «A Arte deve ser outra vez política»
    Jorge Barreto Xavier em entrevista — «A Arte deve ser outra vez política»

    31 Janeiro 2017

  • Frederico Pedreira
    Frederico Pedreira

    12 Setembro 2021

  • Ana Maria Bernardo em conferência sobre estética musical de Richard Wagner
    Ana Maria Bernardo em conferência sobre estética musical de Richard Wagner

    20 Maio 2025

  • Novidade | O Outro Lado do Desenho | Fernando Guimarães
    Novidade | O Outro Lado do Desenho | Fernando Guimarães

    08 Julho 2019

Coleção Olhares Mário Vieira de Carvalho Música Black tag icon
Publicações Relacionadas
  • Novidade editorial | Rebeliões, Revoltas e Revoluções

    Há 2 dias

  • Jorge Barreto Xavier em entrevista — «A Arte deve ser outra vez política»

    Há 2 dias

  • Frederico Pedreira

    Há 2 dias

  • Ana Maria Bernardo em conferência sobre estética musical de Richard Wagner

    Há 2 dias

  • Novidade | O Outro Lado do Desenho | Fernando Guimarães

    Há 2 dias

Go Top Icon
Footer Logo Footer Logo
  • Facebook Logo
  • Instagram Logo
Loja Online INCM
Editora
Edições
Cultura
  • Notícias
  • Autores
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Exposições
Digital
  • Livros em PDF
  • Audiolivros
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Citações
  • Passatempos
Prémios
  • Prémios Literários
  • Prémio Jornalismo
  • Prémio de Arte
Infantojuvenil
História
Biblioteca
Livrarias
Transportes

Autocarros: 58

Metro: Rato

Coordenadas GPS

N 38º 43' 4.45" W 9º 9' 6.62"

Contacto

Imprensa Nacional, Rua da Escola Politécnica, Nº135, 1250-100 Lisboa

213945772editorial.apoiocliente@incm.pt
© 2025 Imprensa Nacional
Imprensa Nacional é a marca editorial da
Privacidade Termos e Condições Declaração de acessibilidade