Olhares Cruzados Francófonos e Portugueses. As Imagens dos Portugueses na Literatura Romanesca Contemporânea (1950-2000) é o mais recente livro da coleção «Comunidades Portuguesas». Nele Marie‑Isabelle Vieira apresenta-nos a figura do migrante português nas literaturas portuguesa e francesa entre 1950 e 2000, período durante o qual os portugueses se transformaram na primeira comunidade estrangeira em França.
Invisíveis para os sociólogos, será na literatura que estes emigrantes veem refletido o seu lugar na sociedade francesa? Integrarão eles os romances franceses como personagens? Serão objeto de interesse por parte de escritores portugueses? Num país em que os Descobrimentos e os navegadores são venerados, que lugar é dado ao português modesto que emigrou para a Europa?
Se, em França, escritores e admiradores de Salazar se apropriaram de temas portugueses, só depois do 25 de Abril é que a figura do imigrante português desabrochou. A chegada da democracia trouxe para a praça pública os temas do exílio político e da emigração, fazendo com que os autores se questionassem sobre a sua identidade e pusessem enfim a hipótese de regressar à pátria.
Analisando imagens e discursos veiculados pelas ciências humanas e sociais, mas também pelos serviços de propaganda portugueses e até pelos guias turísticos destinados a estrangeiros, Marie-Isabelle Vieira apresenta-nos um fresco sobre a identidade imaginária portuguesa e desfaz mitos sobre um período marcante da nossa História — no qual as literaturas portuguesa e francesa raramente se cruzaram, mas sempre se mostraram vivas e marcaram um tempo.
Marie-Isabelle Vieira é doutorada pela Universidade de Paris Nanterre e pela Universidade Nova de Lisboa em Línguas e Literaturas Românicas. Docente e investigadora no Centre de Recherches Interdisciplinaires sur le Monde Lusophone, tem publicado estudos de tradução e, mais extensamente, sobre questões relacionadas com a migração e a literatura. É também uma das fundadoras da Cá e Lá, companhia de teatro bilingue (francês e português).
COLEÇÃO «COMUNIDADES PORTUGUESAS»
A coleção «Comunidades Portuguesas» pretende trazer a público testemunhos, documentos, ensaios e obras de criação literária respeitantes aos portugueses que vivem, trabalham e criam fora de Portugal. Com esta coleção, iniciativa conjunta do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, quer dar-se visibilidade e voz às nossas comunidades residentes no estrangeiro.
Saiba mais detalhes sobre este título aqui: https://imprensanacional.pt/edicoes/olhares-cruzados-francofonos-e-portugueses-as-imagens-dos-portugueses-na-literatura-romanesca-contemporanea-1950-2000/