Mário Soares é uma das figuras cimeiras da nossa contemporaneidade. Fundador da democracia portuguesa, defendeu a liberdade em tempo de ditadura e a integração europeia em contexto democrático. Distinguiu-se pela ação, mas também pela palavra.
Neste ensaio biográfico de Mário Soares, Augusto Santos Silva parte de uma reflexão introdutória sobre o seu legado político, percorrendo depois o seu caminho de luta contra a ditadura e de intervenção política após a Revolução, desde a ação governativa até à Presidência da República. Uma síntese na qual cabem as muitas dimensões da vida de Mário Soares.
A edição enquadra-se no centenário do nascimento de Mário Soares, no âmbito do qual a Imprensa Nacional tem vindo a editar a sua obra.
Esta síntese sobre o percurso de Mário Soares enquanto político, pensador e figura de cultura portuguesa é sobretudo uma reflexão sobre esse caminho tão longo e complexo, e o seu impacto na construção da democracia portuguesa. Uma biografia, segundo o autor, de «um dos políticos portugueses que mais longe levaram a fecundação recíproca entre política e cultura.» (p.89)
A coleção «O Essencial sobre…» foi inaugurada em 1980, por Vasco Graça-Moura, então responsável pelas edições da INCM. Na altura, a ideia era criar uma coleção sobre diversos temas da cultura e literatura portuguesas, explicados de uma forma breve e acessível, para um público generalista e por um valor acessível.
Atualmente, a coleção conta com 160 títulos (alguns deles reeditados), para os quais contribuem os mais prestigiados escritores e pensadores nacionais. Foi, entretanto, e naturalmente, abrindo portas a nomes e a temas internacionais, muitos deles fundamentais para a matriz cultural do Ocidente.
Numa iniciativa em prol da cultura portuguesa e dando cumprimento à sua missão de serviço público, de preservar e divulgar a memória e o património comuns, a Imprensa Nacional, em março de 2020, começou a disponibilizar esta coleção online e gratuitamente, inclusive os títulos esgotados há vários anos.
Ver na loja