Ídolos: Olhares Milenares. O Estado da Arte em Portugal é o catálogo da exposição internacional que esteve patente no Museu Nacional de Arqueologia entre 9 de Abril e 17 de Outubro.
Constituída a partir do património de 28 Museus da Península Ibérica, apresenta bens arqueológicos cronologicamente datados do 6º ao 3º milénio a. C. no Centro/Sul de Portugal e Espanha e reúne as últimas descobertas sobre as comunidades agro-pastoris do Neolítico final/Calcolítico da Península Ibérica.
Este catálogo, assume pois uma perenidade inesperada, ao publicar o conhecimento expresso nos textos dos vários investigadores convidados, especialistas em diferentes temas e cronologias, que constituem um inegável contributo para conhecer expressões artísticas gravadas em pedra, cerâmica, osso, marfim ou ouro, testemunhos da ocupação humana na Pré-História neste território.
A edição, apoiada por detalhados textos científicos, recorre a desenhos antigos dos materiais arqueológicos, revelando-se um instrumento de interesse quer para o leitor especializado quer para o público mais generalista.
Este catálogo é uma coedição da Imprensa Nacional e do Museu Nacional de Arqueologia.
Saiba mais detalhes sobre este título aqui: https://imprensanacional.pt/edicoes/idolos-olhares-milenares-o-estado-da-arte-em-portugal/