São mais três os novos títulos da Imprensa Nacional a integrarem as recomendações do Plano Nacional de Leitura (PNL).
O PNL recomenda, no primeiro semestre de 2021, a grande vida portuguesa de Carolina Beatriz Ângelo. Um Pequeno Grande Gesto de Coragem, de Carla Maia de Almeida (texto) e Delfim Ruas (ilustrações). Este é um livro da coleção infantojuvenil «Grandes Vidas Portuguesas», dedicada às biografias de personalidades que se destacaram em vários domínios da nossa história.
Carolina Beatriz Ângelo (1879-1911) foi a primeira mulher em Portugal a realizar uma cirurgia (no Hospital de São José, em Lisboa) e foi também a primeira mulher a votar numas eleições no nosso País (nas Constituintes de 28 de maio de 1911), aproveitando um lapso legal que existia na legislação eleitoral de então.
O PNL recomenda ainda Um Longo Caminho para a Igualdade, de Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada (texto) e Susana Carvalhinhos (ilustração).
O Longo Caminho para a Igualdade. Mulheres e Homens no século XXI é o primeiro livro publicado pelo iGen — Fórum Organizações para a Igualdade, em parceria com a Imprensa Nacional. Esta é uma obra que procura sensibilizar os mais novos para as questões de género no acesso ao trabalho, pretendendo combater preconceitos e desconstruir estereótipos de género associados às profissões.
Entra ainda nas recomendações do Plano Nacional de Leitura De Mim para Ti. Pequena História do Correio em Portugal, com texto de Patrícia Reis e ilustrações de Pedro Brito. Um título da coleção «Museu Casa da Moeda» que reflete quem fomos e como nos ligamos aos nossos pares e ao mundo, nos 500 anos dos correios em Portugal. Neste livro, que recorda o constante desejo de modernização da arte de comunicar, encontram‑se reis e rainhas, espiões e almocreves, mas também cidadãos comuns que se responsabilizam pela distribuição das missivas e bens a circular.
Entre poesia, ensaios, literatura infantojuvenil, biografias e literatura portuguesa, a Imprensa Nacional conta já com cerca de 70 títulos recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.
O PNL foi criado em 2006 para melhorar os níveis de literacia e leitura dos portugueses, promovendo o gosto pela leitura para crianças e adultos. Porque já se sabe e os próprios o afirmam: «A leitura prejudica gravemente a sua ignorância!»