A Imprensa Nacional conta com algumas das mais importantes publicações no campo da Pessoana. Destacam-se entre elas a Fotobiografia de Fernando Pessoa, da autoria de Maria José de Lancastre, o Esboço de uma Bibliografia, da autoria de José Blanco, bem como variadíssimos estudos de especialistas estrangeiros como Georg Rudolf Lind, Silva Bélkior ou Leland Robert Guyer.
A partir de 1988, a Imprensa Nacional tornou-se a editora oficial da Equipa Pessoa, constituída por investigadores da Universidade de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa, liderada por Ivo Castro e formada por iniciativa do Governo português com os fins de editar filologicamente a obra de Pessoa e de estudar o seu espólio.
As edições publicadas integram-se no modelo crítico-genético: são feitas a partir dos originais e procuram reproduzir as suas características principais, mantendo a ortografia e registando as variações que o texto sofreu ao longo das etapas da sua reescrita.
O leitor dispõe assim não só de um texto de leitura, que corresponde à mais recente versão revista pelo autor, como também de um registo da evolução e apuramento do texto, que constitui, por si, uma fecunda base para estudos interpretativos.
Conheça todas as edições dedicadas a um dos poetas maiores em língua portuguesa na brochura que preparámos para si. Aqui.