«Para os fins convenientes cumpre-me a honra de dar conhecimento a V.Ex.ª que tendo o Exm.º Conselheiro Administrador Geral tomado em muita consideração o pedido que lhe foi dirigido por uma comissão de artistas em nome de grande parte do pessoal deste estabelecimento a fim de que lhe seja concedido um adiantamento para pagamento de renda de casas, e sendo sobremaneira agradável do Exm.º Cons.º Administrador Geral dar mais uma prova de quanto deseja contribuir para a solução de quaisquer dificuldades que possam oprimir o pessoal deste estabelecimento tem nesse intuito pendente da aprovação do Exm.º Ministro da Fazenda uma proposta para empréstimo dos recursos precisos pela Caixa Geral dos Depósitos a fim de ocorrer ao adiantamento solicitado.
Nestas circunstâncias tenho o dever de transmitir a V. Ex.ª as condições estabelecidas para o sobredito adiantamento sendo:
1.ª – Amortização integral em 25 prestações semanais deduzidas no ato do pagamento das férias ou dos subsídios em caso de doença […].
2.ª – Os interessados ficarão coletivamente responsáveis para com a Administração da Imprensa pelas prestações que deixarem de entrar semanalmente […].»