LEITÃO, Ruben Andresen

  • Nascimento
    1920
  • Morte
    1975
  • Categoria Profissional
    Administrador
Biografia

Ruben Alfredo Andresen Leitão, nasceu em Lisboa em 26 de maio de 1920. Escritor, ensaísta, historiador e crítico literário, assumiu o nome literário de Rúben A.
Formado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, ensinou no Porto e em Lisboa, entre 1945 e 1947. Foi também docente na King’s College de Londres, através do Instituto de Alta Cultura, entre 1947 a 1952, altura em que conheceu o escritor T. S. Eliot.
De regresso a Lisboa, trabalhou durante cerca de 20 anos na embaixada do Brasil, até 1972, altura em que foi nomeado administrador da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, onde assumiu o pelouro comercial e cultural da INCM. Juntamente com Higino Borges de Menezes, inaugurou a livraria «Camões» no Rio de Janeiro em 6 de novembro de 1972. Desempenhou um papel fundamental no processo de abertura desta filial no Rio de Janeiro.
Deixaria depois a administração da INCM para exercer as funções de diretor-geral dos Assuntos Culturais do Ministério da Educação e Cultura.
Em 1975, foi convidado a lecionar na Saint Anthony’s College, da Universidade de Oxford. Nesse ano, acabaria por morrer em Londres, em 26 de setembro.