Greve do pessoal.

  • Referência
    «Mais outra greve — Declara-se o pessoal da Imprensa Nacional que abandona o trabalho», O Mundo, n.º 6880, de 10 de julho de 1920, p. 2.
Assunto

Greve do pessoal operário da Imprensa Nacional.

Ficha

«Em vista da atitude do Governo perante as suas reclamações, o pessoal operário da Imprensa Nacional declarou-se ontem em greve. Uma comissão do pessoal, composta dos Srs. Eduardo Alves Correia, Raul Leal, Júlio Pereira, Alfredo Fonseca, Manuel Borrego e Antero de Oliveira, acompanhada pelo diretor-geral, Sr. Luís Derouet, conferenciou com o presidente do ministério, a quem comunicou a atitude do pessoal.
O Sr. António Maria da Silva achou justas as reclamações feitas pelo pessoal e afirmou que o governo atual não quis tomar deliberações imediatas a seu favor porque não deseja que o acusem de sair fora da constituição.
Lastimou que o pessoal se houvesse lançado em greve tão precipitadamente e aconselhou a comissão a que consiga que os seus camaradas voltem ao trabalho, prometendo tratar do caso na câmara dos deputados.
O pessoal não abandonou o edifício. Conserva-se sem trabalhar, funcionando apenas a cooperativa e os serviços clínicos.»