Detalhes de documento

  • Arquivo
    INCM/Arquivo Histórico da Imprensa Nacional
  • Cota
    Docs. Do Gab. do Adm. Bebiano (1929-1955), cx. 4
  • Tipo de documento
    Relatório
  • De:
    Chefe da oficina de Litografia, Alfredo de Morais
  • Para:
Transcrição

«Em breve [sic] e claras palavras vou expor a V. Ex.ª o abandono a que tem sido votada a oficina de Litografia, devido aos maus chefes que a têm ao acaso.
Reputo como a primeira oficina gráfica aquela que dirijo. Dela brotam todos os originais concernentes ao livro, como sejam letras, caixa alta e baixa, de fantasia, [enfeites?], finais, capas, ilustrações diversas, enfim o conjunto do livro.
V. Ex.ª compreendeu de bem que tudo naquela oficina tem de ser imaginado e delineado. Há nela desenhadores, com 20 anos de serviço e com bastante e indiscutível merecimento que ganham o mesmo que o porteiro; condutores com verdadeiro merecimento artístico (como prova o último trabalho que se fez) classificados como condutores de 1.ª classe auferindo do mesmo ordenado que o condutor de 3.ª classe da oficina de impressão; o chefe não só tem tudo a seu cargo, incluindo a escrita, como ainda executa e fornece originais para a oficina de gravura, trabalhos estes que requerem excecional competência e muita prática. Esta oficina tem-se colocado sempre em merecimento acima de todos os ramos gráficos e sem contestação a par dos estabelecimentos particulares congéneres, não temendo o confronto [em?] merecimento.»