Referência

Diário das Sessões da Assembleia Nacional, Suplemento ao n.º 164, de 7 de abril de 1960, p. 73.

Resumo

«Contas Gerais do Estado de 1958. Parecer da comissão encarregada de apreciar as contas públicas:»

«Imprensa Nacional de Lisboa»
«75. Continua o reapetrechamento deste importante organismo, e por isso a despesa ainda aumentou para 19 683 contos, mais 1255 contos do que no ano anterior. As despesas de material, que incluem a compra de máquinas, elevaram-se a 2800 contos, mais 1504 contos do que em 1957.»
«A seguir discriminam-se as verbas:»
[…]
«Parece estar a aproximar-se o tempo em que as receitas e despesas da Imprensa devam equilibrar-se. O assunto não depende apenas da Imprensa. Os serviços do Estado devem tomar medidas no sentido de fornecer texto em forma conveniente para composição e impressão e, nalguns casos, evitar alterações repetidas no texto fornecido. A conta de exploração deve ser estabelecida tendo em vista o custo do trabalho e o seu pagamento pelos diversos serviços.
Há, pois, necessidade de estabelecer uma verdadeira escrita industrial, que permita o aproveitamento do material adquirido ultimamente e que já hoje forma um interessante conjunto de máquinas tipográficas, de impressão e gravura. Mas tudo deveria ser feito no sentido de manter as boas tradições gráficas da Imprensa Nacional.»