Primeiro ano de atividade do Grupo Desportivo.

  • Referência
    MOTA, Manuel, «Clubes Novos — O Grupo da Imprensa Nacional, ao comemorar o seu primeiro aniversário, oferece as mais seguras garantias dum futuro utilíssimo para a causa a que se dedicou», Os Sports, n.º 2021, de 22 de abril de 1938, pp. 1-2.
Assunto

Balanço do primeiro ano de atividade do Grupo Desportivo da Imprensa Nacional.

Ficha

«Vamos apresentar hoje aos leitores de ‘Os Sports’ um clube novo, um clube que faz agora um ano, e que, no entanto, tem já uma larga folha de serviços prestados ao desporto e, principalmente, à educação física.
É ele o Grupo Desportivo da Imprensa Nacional, em cujas fileiras se arregimenta a quase totalidade dos indivíduos que prestam serviço naquele importante estabelecimento fabril do Estado.
O Grupo Desportivo da Imprensa Nacional não é uma ‘aventura’ sem finalidade. Tem um objetivo a alcançar, e um objetivo que é dos mais úteis — proporcionar aos empregados a valorização das suas possibilidades, e, aos filhos dos empregados, uma ‘base’ para o futuro. É essa a razão por que, nas atividades do Grupo, a ginástica ocupa o primeiro lugar entre todas, rodeada dum carinho que pode classificar-se de inexcedível.
Auxílio Valioso
É esta a tentativa para formar um grupo desportivo na Imprensa Nacional, e pode afirmar-se já que é uma tentativa triunfante.
As pessoas que, desta vez, se empenharam pela existência da coletividade souberam lutar com invulgar entusiasmo contra o desinteresse que parecia ter-se apossado de quase todos, e lograram, mercê de raras qualidades de perseverança e fé atingir o seu objetivo — tão útil como simpático.
Deve salientar-se, todavia, que encontraram admirável apoio e decidida boa vontade de ser útil no diretor da Imprensa, Sr. António Gomes Bebiano. Seria uma injustiça não pôr em relevo a sua proveitosa ação, o seu auxílio valiosíssimo, que muito contribuiu para o êxito da iniciativa dos fundadores do Grupo.
Um presidente
A direção atual é presidida por Jorge Vieira, um nome no desporto nacional. O famoso jogador de futebol, tantas vezes campeão ‘internacional’ e capitão da equipa portuguesa, o glorioso ‘olímpico’ de Amesterdão, é o presidente ideal.
A sua tenacidade, temperada na escola rude do desporto, vence todos os obstáculos. […]
Colaboradores dedicados
Mas, como é natural, a obra já feita por esta simpatiquíssima coletividade não a um só. É de muitos. E ao citar-se o nome de Jorge Vieira, não podem, nem devem, olvidar-se alguns outros: Leopoldo Costa, Manuel Vieira, João Loureiro, Celestino Simões, Francisco Pereira, Fernando Santos, Fernando Conceição e Antero Mourão, diretores, Martiniano Domingos, o dedicado capitão geral, e os orientadores das secções desportivas.
O Grupo mantém em atividade as seguintes secções:
Basquetebol, a cargo do conhecido sportinguista Guilherme César; natação, aos cuidados de Carlos Bento e José Nicolau; tiro, orientada por Fernando Costa, António Braga e Luís Real Lopes; ténis de mesa, dirigida por Luís Marques Simões.
A ginástica é da jurisdição de Fernando Pereira e Luís Carvalho.

Um ano de atividade
Fundado em 17 de abril de 1937, a atividade do Grupo tem apenas um ano. Mas oferece, apesar disso, interessantes aspetos, que cabe recordar no momento em que se festeja o seu primeiro aniversário.
Vejamos, em primeiro lugar, as atividades desportivas.
A secção de basquete dispõe de elevado número de elementos, mas só particularmente pode contar com a maioria, visto estarem filiados por outros clubes.
Os melhores jogadores da Imprensa são Guilherme César, Mateus Agostinho, Martiniano Domingues e João Artur da Costa, o primeiro do Sporting, os dois a seguir do Campolide e o último do Carnide.
Com este ‘cinco’, o Grupo da Imprensa Nacional tem jogado contra a Polícia, com certa assiduidade, os Correios, o Banco Pinto & Soto Mayor, a Casa da Moeda, a Ford Lusitana, a Crel e o Espírito Santo. E só uma vez perdeu — com os Correios…
[…]
A sede — Projetos
O Grupo está instalado num belo primeiro andar na Rua da Imprensa Nacional. São sete divisões, sempre muito concorridas.
Os sócios podem praticar ping-pong em duas mesas, além de outros jogos.
[…]
Como é natural, o Grupo tem projetos: uma nova sede, mais ampla e confortável; um campo de jogos; o desenvolvimento das modalidades existentes, únicas em que fará representar-se, e, principalmente, um bom ginásio.
[…]»