Assembleia geral da Associação Tipográfica Lisbonense.

  • Referência
    PEREIRA, F. de Sousa, «Associação Tipográfica Lisbonense e Artes Correlativas», A Federação. Folha Industrial dedicada às classes operarias, n.º 44, de 2 de junho de 1860, pp. 173-174.
Assunto

Resumo da atividade da assembleia geral da Associação Tipográfica Lisbonense, reunida em 13 de maio de 1860.

Ficha

«Assembleia geral de 13 de maio de 1860. O sr. Presidente agradeceu benevolamente à assembleia a escolha que dele haviam feito para seu presidente. A ata foi aprovada.
O sr. Presidente esclareceu a assembleia sobre os motivos que o haviam forçado a convocar a reunião, os quais eram principalmente a falta em que a comissão encarregada de dar parecer sobre o specimen de tipos da Imprensa Nacional se achava para com a associação tipográfica, e participou igualmente que o relator da mesma comissão o havia encarregado de declarar à assembleia que apresentaria os seus trabalhos no prazo de quinze dias, a contar de 13 do corrente.
Em seguida, leu-se o ofício do presidente da mesma comissão. O sr. J. M. Veloso lastimou que em um ano ainda a comissão não tivesse podido dar o seu parecer, e depois de várias considerações mandou para a mesa a seguinte moção de ordem: ‘A assembleia, vendo com muito desgosto que ao cabo de um ano a comissão especial encarregada de dar o seu parecer sobre o specimen da Imprensa Nacional, ainda não apresentou o seu parecer, passa a ocupar-se de outros trabalhos’.
O sr. J. M. da Silva e Albuquerque concordou com as ideias do sr. Veloso enquanto à demora da comissão, mas discordou na parte que dizia respeito à moção de ordem, votando por conseguinte contra ela.
Falaram ainda sobre o mesmo assunto os srs. Veloso, Silva e Albuquerque e Cunha, sendo depois aprovada a moção de ordem.
Tendo sido prometido pelo relator de comissão que apresentaria os seus trabalhos até ao dia 27 do presente mês, ventilou‑se uma pequena discussão sobre se se havia de oficiar ao presidente de comissão, a fim dele marcar o prazo para a apresentação dos seus trabalhos; sobre este objecto falaram os srs. Silva e Albuquerque, Veloso, presidente e Cunha; concordando em que se oficiasse ao presidente da comissão para que ele indicasse o dia em que se apresentaria os seus trabalhos.
Passou-se à leitura de um ofício do sr. Vieira da Silva, em que expunha os motivos por que não podia aceitar o cargo de membro da comissão de melhoramentos, e em seguida à de outro ofício do presidente da comissão sobre o mesmo objecto; ficando para a sessão seguinte a eleição do membro que falta à mesma comissão.
Foi oferecido à associação o relatório e contas da Associação dos Empregados do Comércio e Indústria, que a assembleia recebeu com especial agrado.
Fechou-se a sessão eram duas horas e meia da tarde. — F. de Sousa Pereira.»