Projeto de regulamento.

  • Referência
    «O regulamento em projecto», A Imprensa. Boletim mensal da Associação de Classe do Pessoal da Imprensa Nacional, n.º 5, julho de 1915, 1.º ano, p. 4.
Assunto

Aspetos principais do projeto de regulamento.

Ficha

[…]
«Lembramos, a título de registo, as principais vantagens que esse regulamento apresentaria, caso fosse aprovado como atualmente se mantêm. Aumenta racionalmente o salário dos operários mais mal remunerados, eleva os ordenados dos chefes de secções e oficinas, e aumenta, depois de revista, a base de pagamento para trabalhos de composição em tabelas e estabelece o trabalho de jornal para as mulheres da fundição, medida esta da mais alta justiça, e que o médico de casa favorece e defende.
No que respeita à Caixa de Socorros equilibra aquele projeto as contribuições com os subsídios, mantendo a contribuição de 7% só para quem recebe 90% do seu salário. Estabelece a média com a inclusão das gratificações nas férias. Reduz as contribuições de 75 dias por nomeação a 30 dias, elimina essa contribuição aos aprendizes e estabelece a cota de 2% em contribuição para os doentes.
Na parte moral o trabalho apresentado moraliza a disciplina, mantendo-a reta e menos opressora. Elimina a afronta das multas, regula os castigos, e fixa sem severidade e com justiça as bases de ordem nas oficinas. Estabelece as nomeações por eleição, fixa a grandeza do ensino artístico no estabelecimento e alarga poderes ao Conselho Técnico Especial. […]»