Almoço dedicado a Gregório Fernandes.

  • Referência
    «Uma festa de homenagem — O almoço de ontem a Gregório Fernandes», O Mundo, n.º 3906, de 24 de julho de 1911, p. 3.
Assunto

Almoço dedicado a Gregório Fernandes, diretor das oficinas da Imprensa Nacional.

Ficha

«O nosso prezado colega de redação Gregório Fernandes, nomeado diretor das oficinas da Imprensa Nacional, recebeu ontem uma significativa demonstração do apreço em que é tido pelo pessoal daquele estabelecimento do Estado. […] A essa festa, para que a comissão havia convidado o administrador da Imprensa Nacional, sr. Luís Derouet, assistiram muitos dos amigos que Gregório Fernandes conta naquele estabelecimento. […] o número de convivas foi de setenta pessoas, vendo-se representadas todas as secções da Imprensa Nacional, o que deu àquela festa uma significação que muito grata deve ter sido ao coração de Gregório Fernandes, cujas qualidades de caráter e de inteligência foram postos em relevo todos os brindes que lhe levantaram.
O primeiro a usar da palavra foi o administrador da Imprensa Nacional, sr. Luís Derouet, que acentuou que ia ali, não como superior, mas como antigo camarada de trabalho, qualidade que muito honradamente reivindica, saudar em Gregório Fernandes o amigo que sempre o soubera ser, ainda nas horas mais amargas da sua carreira de funcionário da Imprensa Nacional.
Luís Derouet lembra a lealdade com que Gregório Fernandes o acompanhou nessa luta que teve de sustentar contra as imoralidades daquele estabelecimento e declara-se feliz por ter nomeado para o cargo de diretor das oficinas da Imprensa quem, pelos seus profundos conhecimentos da arte tipográfica, é garantia segura do desenvolvimento e do progresso daquela casa. A Luís Derouet seguiram-se outros oradores, entre eles Norberto dos Santos, Luís Franco, Filipe Ferreira, Clidónio Horta, José Serrão […].»