Afastamento de Luís Derouet.

  • Referência
    «Consoladora adversidade — A demissão de Luís Derouet!», O Mundo, n.º 5279, de 25 de março de 1915, p. 1.
Assunto

Movimento de indignação contra o afastamento de Luís Derouet do cargo de Diretor-Geral da Imprensa Nacional, no contexto da ditadura de Pimenta de Castro.

Ficha

«Continua sendo estigmatizada pela Imprensa periódica e provocando indignados protestos de corporações republicanas e de cidadãos de todos os matizes políticos e de diferentes classes sociais.
Continua a produzir-se na imprensa jornalística um movimento de indignado protesto contra a torpe perseguição com que o governo de ditadores marroquinos está propositadamente ferindo os velhos e dedicados republicanos e que atingiu agora, vilmente, o probo e zeloso funcionário a quem a República merecidamente confiou, no dia glorioso de 5 de outubro de 1910, a administração da Imprensa Nacional de Lisboa. Não se limita o protesto aos clamores da imprensa; ele tem encontrado eco na alma de todos quantos conhecem a obra de Luís Derouet naquele estabelecimento do Estado e que veem no ato ora praticado pelo atual governo uma das maiores e das mais vis injustiças. […]»