O júri, constituído por Cândido Oliveira Martins, Joana Matos Frias e Manuel Frias Martins decidiu, por unanimidade, atribuir o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho ao livro O Poeta na Cidade – A Literatura Portuguesa na História, de Helena Carvalhão Buescu, editado, em 2019, pela Imprensa Nacional. Da ata de fundamentação do júri destaca-se:
O Poeta na Cidade – A Literatura Portuguesa na História, de Helena Carvalhão Buescu, apresenta uma notável coerência temática. A lógica ensaística articula-se em torno da relação que a literatura estabelece com a História, segundo uma abordagem que conjuga uma invulgar amplitude temporal das obras e autores estudados. A interpretação dos textos nunca se desliga dos seus contextos de produção e realização cultural.
Helena Carvalhão Buescu irá receber € 7500 (sete mil e quinhentos euros), o valor monetário instituído para este galardão. Helena Carvalhão Buescu é professora catedrática de Literatura Comparada na Universidade de Lisboa. Os seus principais interesses de investigação centram-se nos séculos XIX e XX, bem como em questões teóricas da literatura comparada e da literatura-mundo. Tem mais de uma centena de ensaios publicados, em periódicos e revistas nacionais e internacionais.
Quanto ao ensaio vencedor, O Poeta na Cidade, repousa sobre a compreensão de que os vínculos entre História e Literatura, sendo de compreensão essencial para ambas, devem refletir a sua variação histórica.
Recorde-se que o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores patrocinado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, destina-se a galardoar anualmente uma obra de ensaio literário, em português e de autor português, publicada em livro, em primeira edição, no decurso do ano de 2019.
De recordar também que, desde 2010, o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho já distinguiu Victor Aguiar e Silva, Manuel Gusmão, João Barrento, Rosa Maria Martelo, José Gil, Manuel Frias Martins, José Carlos Seabra Pereira, Isabel Cristina Rodrigues, Helder Macedo e Joana Matos Frias.
A data da cerimónia de entrega do prémio será oportunamente anunciada.