Jorge Calado nasceu e cresceu em Lisboa. Estudou no Liceu de Pedro Nunes, licenciou‑se em engenharia química pelo Instituto Superior Técnico (IST) e doutorou-se em química-física pela Universidade de Oxford.
Professor catedrático de química-física e de termodinâmica química no IST, foi também professor catedrático adjunto de engenharia química na Universidade de Cornell, EUA.
Jorge Calado foi galardoado com o 1.º Prémio Ferreira da Silva da Sociedade Portuguesa de Química (1982), eleito sócio efetivo da Academia de Ciências de Lisboa em 1988, e recebeu o Prémio Universidade de Lisboa (2016).
Jorge Calado concebeu e dirigiu os primeiros cursos de gestão das artes no Instituto Nacional de Administração (1988-93) e fundou a IST Press em 1997.
Interessado nas relações entre as ciências e as artes, colaborou com o Times Literary Supplement nos anos 1980 e continua como crítico cultural do Expresso desde 1986.
Nos últimos trinta anos organizou mais de 30 exposições de fotografia em Portugal, França, Bélgica, Reino Unido e EUA, todas com produção de catálogos.
É autor de Haja Luz! — Uma História da Química Através de Tudo (3.ª edição, 2016) e Limites da Ciência (2.ª edição, 2021).
Com a Imprensa Nacional acaba de publicar Mocidade Portuguesa, na coleção de ensaios «Olhares».