Relações e Confidências das Expedições de Serpa Pinto — Estudo e Antologia da Correspondência Relativa às Campanhas de África (1876‑1890)
Tomás Pinto Bravo
«Tomás Pinto Bravo nasceu em 1999 e é natural de Tavira. É licenciado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e, no momento de publicação deste livro, aluno do mestrado em História da Igreja na Faculdade de História e Bens Culturais da Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.
Em 2020, fez parte do Conselho Cultural e Científico das Comemorações da Elevação de Tavira a Cidade, âmbito em que publicou o estudo «As Visitas Régias da Dinastia de Avis a Tavira». Conta com artigos publicados nas revistas científicas Itinerarium, dos Franciscanos de Portugal, e Mátria XXI, do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, agremiação a que pertence, e nas revistas culturais Brotéria, dos Jesuítas Portugueses, e Quadrante, da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa. Coordenou a obra Vultos Tavirenses Dignos de Memória, publicada em 2021 pela Edições Colibri e com o apoio da Câmara Municipal de Tavira.
Já apresentou comunicações em eventos nacionais e internacionais e, em 2022, venceu a 2.ª edição do Prémio Marquês de Fronteira e Alorna para a melhor comunicação do VI Congresso Internacional Casa Nobre: Um Património com Futuro. De entre diversas abordagens, sempre no prisma da história cultural, destaca-se a que dedicou à epistolografia de Serpa Pinto, motivada por certa ascendência às serranias do Bestança, surgida em contexto universitário e que toma corpo no presente livro, sob o tentame de reunir e facultar o acesso a uma das mais interessantes coleções de correspondência relativa a viagens de exploração de África. » In Contracapa.