Agenda 2014 – Teatro Português
VV. AA.
Na produção da Agenda para 2014, a INCM contou com a colaboração do Teatro Nacional D. Maria II, do Teatro Nacional São João e do Museu Nacional do Teatro, três instituições cuja atividade em prol do teatro e da sua história e documentação as tornaram os parceiros naturais para este projeto.
A Duarte Ivo Cruz, atento investigador e historiógrafo do teatro nacional, coube a tarefa de compilar e organizar os conteúdos.
Esta Agenda para 2014 é dedicada ao Teatro Português e pretende comemorá-lo. Não porque se assinale em 2014 uma data particular do teatro no nosso país, mas porque o teatro português simplesmente merece mais esta homenagem e porque é motivo superabundante de inspiração para que lhe dediquemos um dos produtos de comunicação institucional mais importantes para a empresa. A INCM tem, por tradição, uma presença forte de edição de obras teatrais portuguesas no seu catálogo.
Não haverá muitas homenagens, cronologias ou ensaios sobre a história do teatro português que não refiram com destaque aquele a quem se atribui a paternidade do teatro português, Gil Vicente, que foi também ourives, autor da célebre custódia de Belém, e funcionário da Casa da Moeda, com o cargo de mestre da balança.
In Agenda 2014, texto de António Osório, presidente do CA.