Desde finais dos anos 1980, questões relacionadas com política de língua – o acordo ortográfico; o ensino do português nas comunidades portuguesas emigradas, em África e em Timor; os programas, os manuais e os exames de português em Portugal; a terminologia linguística; o aumento exponencial de alunos a aprender espanhol; ou o estatuto do português na União Europeia – têm suscitado acesas e prolongadas discussões, em Portugal.
Apesar do inegável interesse de muitos portugueses por estas questões, faltava no mercado livreiro português uma obra de divulgação de um modelo de análise que permita, de forma sistematizada e internacionalmente reconhecida, enquadrar a reflexão sobre a relação entre política e língua.
É esta lacuna que O Essencial sobre Política de Língua pretende colmatar. Além disso, esta síntese constitui ainda uma cartografia geral da política de língua levada a cabo pelas autoridades portuguesas, especialmente durante as primeiras décadas da democracia portuguesa, uma vez que a maioria dos exemplos concretos que, ao longo da obra, ilustram aspetos do modelo de análise dizem respeito à realidade portuguesa.
O Essencial sobre Política de Língua, de Paulo Feytor Pinto, foi publicado em agosto de 2010 pela Imprensa Nacional e está agora disponível para leitura e descarga gratuitas aqui:
O Essencial sobre Política de Língua, de Paulo Feytor Pinto