Dois projetos da Imprensa Nacional, assinados pelo Estúdio João Campos, estão nomeados para os European Design Awards 2022.
São eles: o livro Relação da Primeira Viagem em Torno do Mundo, de António Pigafetta, e a «Coleção Comunidades Portuguesas».
A cerimónia que dará a conhecer os vencedores está prevista realizar-se no mês de junho, em Tallinn, na Estónia.
«Coleção Comunidades Portuguesas»
A «Coleção Comunidades Portuguesas», editada pela Imprensa Nacional, em pareceria com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas/Ministério dos Negócios Estrangeiros, pretende trazer a público testemunhos, documentos, ensaios e obras de criação literária respeitantes aos portugueses que vivem, trabalham e criam fora de Portugal.
Para dar corpo visual a um repertório tão potencialmente vasto e diversificado, foi desenvolvido um estilo de ilustração de traço ingénuo, que se materializa, em cada capa, numa coreografia única, composta por formas e cores simples, impressas e, depois, cunhadas. Embora reconhecível como coleção, o estilo visual é propositadamente flexível, apropriável pelo tema ou autor que ilustra, para que cada texto seja, assim, celebrado na sua singularidade particular.
Antonio Pigafetta: Relação da Primeira Viagem em Torno do Mundo
O relato da primeira viagem de circum-navegação de Antonio Pigafetta, um dos 18 sobreviventes, é, provavelmente, o documento escrito mais importante associado à célebre viagem projetada por Fernão de Magalhães. A partir do depoimento de Pigafetta, não só a história deste feito magnífico acabaria contada de forma diferente, como seria aberta a porta da imortalidade ao navegador português.
Numa homenagem ao poder transformativo da viagem e do peculiar relato de Pigafetta, a capa desta edição portuguesa enfatiza a ideia de dualidade. O antes e o depois. A partida e a chegada. A armada robusta e os sobreviventes desfalcados. A escuridão da ignorância e a luz do conhecimento. A tensão gráfica entre capa e contracapa — o paralelismo imperfeito — remete, assim, para uma viagem tão polémica quanto transformadora, que não só viria a mudar a nossa perceção do mundo, como a nossa perceção do próprio conhecimento.
O miolo, por sua vez, organiza-se sobre uma grelha que dá primazia ao conteúdo e respetivas particularidades. Mas como elemento de continuidade, é cruzado pela linha de horizonte traçada na capa, que guia as entradas de capítulos e os alinhamentos verticais das notas.
Antonio Pigafetta: Relação da Primeira Viagem em Torno do Mundo é uma edição da Imprensa Nacional, com tradução, edição e notas de Joana Lima.