A 25 de Abril de 1974 dá-se a Revolução dos Cravos. O Movimento das Forças Armadas põe termo ao Estado Novo. Nessa altura, regressam aos quadros da Imprensa Nacional‑Casa da Moeda (INCM) vários trabalhadores que, por motivos políticos, tinham sido afastados do exercício da função pública. A 10 de abril de 1976 é aprovada a Constituição da República Portuguesa. A INCM publica o primeiro Diário da República. Na viragem para a década de 1980 assinalam-se mudanças muito significativas do ponto de vista institucional, com repercussões na estratégia editorial, abrindo caminho a um período de renovação e efetiva modernização. As mudanças no plano editorial foram protagonizadas por Vasco Graça Moura, administrador da INCM ao longo da década de 1980. Vasco Graça Moura viria a transformar profundamente o papel da editora pública, tornando-a culturalmente interventiva através de uma política editorial que ultrapassou largamente o caráter supletivo.
O fim do Estado Novo e a transição para a democracia marcaram uma viragem na história da INCM em termos laborais, culturais e económicos. As conquistas sociais dos trabalhadores foram assinaláveis, alargando a sua capacidade de intervenção nos processos de decisão empresariais. No plano cultural, o ajuste do País e da empresa ao contexto de liberdade de expressão teve um impacto profundo nas estratégias editoriais e na posição da INCM enquanto agente de preservação e divulgação da língua e cultura portuguesas. Com a evolução dos sistemas digitais de composição e de paginação, a partir dos anos 1980, o fabrico de tipos e a composição manual foram perdendo importância, acabando por desaparecer.
in 250 Anos da Imprensa Nacional. Uma Breve História
Democracia é o 9.º volume (e penúltimo) de 250 Anos da Imprensa Nacional. Uma Breve História, uma obra em formato exclusivamente digital que é uma breve síntese adaptada a partir de Indústria, Arte e Letras. 250 anos da Imprensa Nacional, da autoria de Maria Inês Queiroz, Inês José e Diogo Ferreira, publicada pela Imprensa Nacional em 2019, com design da FBA.
Boas leituras!