
Já estão abertas as candidaturas ao Prémio INCM/VGM 2018! E continuarão a decorrer até ao dia 15 de outubro.
Este ano cumpre-se a quarta edição do Prémio INCM/Vasco Graça Moura, que volta a ser dedicada a trabalhos inéditos de poesia, escrita em Língua Portuguesa.
À semelhança das edições anteriores, o galardão contempla a publicação do trabalho vencedor, além de uma componente pecuniária no valor de 5 mil euros.
O anúncio da decisão do júri será conhecido a 15 de novembro. O júri esse é já repetente: composto pelo poeta e editor Jorge Reis-Sá, pelo poeta, cronista e crítico literário e cinematográfico Pedro Mexia e pelo arcebispo e poeta José Tolentino Mendonça — que o continua a presidir.
Recorde-se que o Prémio INCM/Vasco Graça Moura tem uma periodicidade anual e pretende distinguir trabalhos inéditos nas áreas de atuação onde Vasco Graça Moura se destacou: Poesia, Ensaio e Tradução.
Em 2015, na sua primeira edição, premiou a poesia de José Gardeazabal, História do Século Vinte; em 2016 o galardão foi entregue a Frederico Pedreira, pelo ensaio Uma Aproximação à Estranheza, e em 2017 distinguiu João Pedro Mendes Ferrão, pela proposta de tradução de Rimas, da autoria Michelangelo Buonarroti (1475-1564).
O Prémio INCM/VGM tem vindo (e continua) a incentivar e a estimular a promoção da língua e da cultura portuguesas, sendo também a justa homenagem que a editora pública presta a um dos seus antigos diretores, Vasco Graça Moura, figura incontornável da vida intelectual e cultural do País nos séculos XX e XXI.
Conheça o Regulamento aqui: Regulamento Prémio INCM/Vasco Graça Moura 2018