No âmbito do projeto de investigação histórica integrado nas comemorações dos 250 anos da Imprensa Nacional, decorrido entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda promoveu um conjunto de iniciativas de natureza histórica, cultural e editorial destinadas ao público em geral e que tiveram por objetivo dar a conhecer a história e o património da Imprensa Nacional.
Entre as atividades concretizadas destacam-se as duas exposições realizadas em Matosinhos e em Lisboa, bem como o livro dedicado à história da Imprensa Nacional, do qual resultou também uma edição digital, além de seminários, entrevistas, conferências e outras edições.
A divulgação do conhecimento histórico e as atividades desenvolvidas durante as comemorações criaram um espaço de reflexão sobre o papel da Imprensa Nacional enquanto agente promotor da cultura e do acesso ao conhecimento, elementos fundamentais da formação para a cidadania e de vivência democrática. Mas o passado, presente e futuro da Imprensa Nacional compreende também os desafios de inovação, sobretudo aqueles associados à impressão gráfica de segurança e ao alargamento do acesso ao conhecimento na era digital.
O projeto de investigação histórica foi assegurado por uma equipa de investigadores da Universidade Nova de Lisboa que desenvolveu um roteiro de fontes e bibliografia, a construção de bases de dados de recolha e tratamento de informação histórica e a produção de conteúdos destinados ao livro, exposição e ao formato digital. A recolha de memórias, que resultou no registo audiovisual de testemunhos de antigos trabalhadores da Imprensa Nacional e que será progressivamente disponibilizado na área «Entrevistas», foi desenvolvida no âmbito do programa Memória para Todos, através do qual será também possível aceder aos testemunhos recolhidos.
Entre registos de cronologia, documentos de arquivo e bibliografia, biografias, iconografia, recortes de imprensa, fichas de equipamentos e entrevistas, foram reunidos mais de 4000 conteúdos históricos, de 1768 até à atualidade, que passarão a estar disponíveis, em acesso aberto, através da área «História e Património» da Imprensa Nacional.
Todos estes recursos digitais, devidamente contextualizados, serão progressivamente disponibilizados, constantemente atualizados e enriquecidos, não apenas a partir dos resultados de investigação científica mas também através da ferramenta colaborativa associada a esta plataforma, que permitirá a todos os cidadãos contribuir com o seu próprio conhecimento.
Equipa de investigação:
Inês Queiroz (coordenação)
Inês José
Diogo Ferreira
Tiago Mendes
Equipa INCM/Biblioteca:
Maria João Gaiato
Carla Dias
Ana Dias
Registos fotográficos/INCM:
Nuno Silva
Agradecimentos:
António Serra
Armando Carvalho
Benjamim Godinho
Carlos Ribeiro
Fernando Marques Faria (1934-2021)
Guilhermino Pires
José Bandeira
José António Carinhas Vasconcelos
Mário Anastácio
Miguel Palma
Rúben Dias
Sérgio Cabelo
Saber mais >>