A Imprensa Nacional e o Museu Casa da Moeda editam, desde 2016, uma coleção infantojuvenil que pretende sensibilizar, pela via do conhecimento e da educação, o público mais jovem para matérias tão importantes como a proteção das espécies em perigo de extinção.
A coleção «Espécies Ameaçadas», assim denominada, além de zelar pela preservação das espécies em perigo em Portugal conta com conteúdos de elevado rigor científico, muito apelativos e didáticos, e a que se junta uma importante vertente solidária: parte das receitas da venda destes livros revertem a favor do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
O mais recente título desta coleção foi dedicado ao Príncipe dos Mares, o Golfinho‑Comum, que se veio juntar a Sou o Lince-Ibérico – O Felino Mais Ameaçado do Mundo, Rainha dos Ares – A Águia-Imperial-Ibérica e Eu Sou Lobo, o Rei da Floresta. Estes últimos, todos integrados no Plano Nacional de Leitura, encontravam-se esgotados.
No âmbito das publicações da Lisboa Capital Verde Europeia 2020, e numa parceria assumida entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, procedeu-se à edição do novo título e à reedição dos anteriores livros da coleção.
Todos os livros têm uma sobrecapa que se transforma num magnífico cartaz.
A par destas edições foi igualmente produzida uma moeda alusiva a cada espécie, cuja receita, tal como a do livro, reverte uma parte para o Fundo para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade, gerido atualmente pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.