Entre poesia, ensaios, literatura infantojuvenil, biografias e literatura portuguesa, a editora pública portuguesa conta já com cerca de meia centena de edições no Plano Nacional de Leitura (PNL).
No primeiro semestre de 2020 entraram mais três títulos para o PNL, dirigidos aos leitores mais novos. São eles:
A Lídia no país das armadilhas: A história maravilhosa da Imprensa Nacional, com texto de Luís Almeida Martins e ilustrações de Mantraste.
Sinopse: A Imprensa Nacional nasceu há 250 anos, quando o rei D. José I assinou o alvará que o famoso Marquês de Pombal lhe colocou diante do nariz. Nascia assim a Impressão Régia (o nome da editora oficial naquele tempo) que começou a funcionar no início de 1769. Mas, apesar da idade, a Imprensa Nacional continua jovem.
A Lídia e a sua turma foram visitá-la e este livro conta como essa visita se transformou numa viagem maravilhosa pelo tempo.
Eu sou lobo: O rei da floresta portuguesa, com texto de Ricardo J. Rodrigues e ilustrações de Susana Diniz e Pedro Semeano.
Sinopse: O Lobo-Ibérico, o maior predador português, é diferente de todos os outros. Vive apenas a oeste dos Pirenéus e é uma espécie protegida em Portugal desde 1989.
Esta história permite conhecer mais sobre esta espécie ameaçada, a sua proteção, os seus hábitos e família. A Imprensa Nacional-Casa da Moeda associa-se ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e as vendas do livro e da moeda dedicada ao Lobo-Ibérico contribuem diretamente para a sua proteção.
Fernão de Magalhães: O homem que se transformou em planeta, com texto de Luís Almeida Martins e ilustrações de António Jorge Gonçalves.
Sinopse: Esta é a história do português mais famoso de sempre. Com o nome de Magalhães foram batizadas duas galáxias, uma sonda espacial da NASA que viajou até Vénus, uma cratera de Marte, um estreito entre dois oceanos, um sistema de GPS pioneiro, um modelo de computador, uma baía e um tipo de pinguins – já para não falar de muitos lugares e navios da realidade e da ficção! Porquê tão grande celebridade? Porque, faz agora 500 anos, Fernão de Magalhães planeou e comandou a expedição mais «louca» de todos os tempos: a que deu, pela primeira vez, a volta ao mundo.
Para assinalar um aniversário tão importante, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda lança quatro moedas comemorativas. E também este livro, para mergulhares nele à procura de grandes emoções.
De recordar que o PNL foi criado em 2006 para melhorar os níveis de literacia e leitura dos portugueses, promovendo o gosto pela leitura e já tornou público que nos próximos anos vai apostar na «literacia científica e digital» para crianças e adultos e incluirá bibliotecas escolares e instituições de ensino superior. Porque já se sabe e os próprios o afirmam: «A Leitura prejudica gravemente a sua ignorância.»