in Expresso de 10-09-2016,
E, «Culturas — Livros», p. 71
«O que mais surpreende nesta história do século vinte, brilhante livro de estreia, distinguido com o Prémio INCM/Vasco Graça Moura 2015, é a escala e o fôlego do seu projeto literário. Em 216 fragmentos, José Gardeazabal leva a cabo uma verdadeira ‘travessia’ do século XX, um tempo em que coexistiram os maiores avanços tecnológicos e civilizacionais, as grandes revoluções da ciência, da arte e do pensamento, com tragédias de proporções bíblicas, em que pereceram milhões de pessoas, vítimas de dois conflitos mundiais e das máquinas de extermínio dos regimes totalitários.
É então algures entre o assombro e a perplexidade que se coloca esta poética (composta por um magma de vozes, emergindo do tumulto da História), este olhar que parece planar sobre os acontecimentos e as transformações do mundo, contaminado pela ‘excitação do movimento / quando nos deslocamos / (ao vento)’, sem nunca perder um sentido cénico das coisas: ‘chegámos aqui a pé, convidados para um teatro’. No palco desse teatro assistimos às convulsões sociais e políticas, aos triunfos do progresso (os arranha-céus, as cidades fervilhantes, o apogeu da indústria, o primeiro avião dos irmãos Wright, as vacinas, a corrida espacial), mas também todas as hecatombes, o vórtice da guerra, as energias esbanjadas num rasto de morte.
A lógica da ordenação dos fragmentos não é linear, não segue uma sequência estritamente cronológica, é feita de avanços e recuos, pausas, hiatos, acumulações, momentos disruptivos, como se aos leitores coubesse o trabalho de reunir os estilhaços que resultam de uma enorme explosão. Embora aqui e ali sejamos elevados ao lugar do demiurgo que olha de cima (‘e é possível que o universo se contraia novamente / e um dia expluda como uma mina e as cinzas continuem a mover-se no ar / os sons esfriem / e o fumo dos sacrifícios originais se disperse enfim’), o autor nunca deixa que o poema resvale para a megalomania. O estilo é quase neutro, enumerativo, sem pathos, sem retórica, na procura da palavra estritamente necessária. Um verso alude a uma poesia ‘parecida com pedras’ e há algo dessa nudez elementar, dessa secura, na escrita de Gardeazabal. As muitíssimas referências históricas e culturais, por exemplo, ou são discretamente sinalizadas com recurso ao itálico, ou são dissolvidas no tecido do texto. Apesar do tom geral marcadamente pessimista, vemos a beleza surgir ‘em locais inesperados’. E ao ‘raspar todas as antigas camadas do pó’, é possível ‘descobrir as formas e as cores que brilham depois da viagem’.»
José Mário Silva
in Expresso de 10-09-2016, E, «Culturas — Livros», p. 71
Disponível nas nossas lojas:
José Gardeazabal
história do século vinte
Coleção «PLURAL»
Imprensa Nacional-Casa da Moeda
2016