Skip to content
logo dark-logo logo dark-logo
  • Editora
  • Edições
  • Cultura
    • Notícias
    • Autores
    • Entrevistas
    • Opinião
    • Exposições
  • Digital
    • Livros em PDF
    • Audiolivros
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Citações
    • Passatempos
  • Prémios
    • Prémios Literários
    • Prémio Jornalismo
    • Arte INCM
  • Infantojuvenil
  • História
  • Biblioteca
Search Icon Search Icon
Agenda Date Icon Date Icon Date Icon
Agenda Close
Calendário
SegTerQuaQuiSexSábDom
2627282930311
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30123456
Ver todos os eventos
Eventos
Agenda Image
01 Ter
«D — Coleção em Exposição» até 6 de março na Casa do Design, em Matosinhos
Ter, Jun 10 -
Agenda Image
01 Ter
Apresentação do livro “O Essencial sobre José Saramago”
Ter, Jun 10 -
Agenda Image
13 Sex
«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências
Sex, Mai 13 -
Agenda Image
18 Sáb
Workshop de Escrita Criativa «Meninos sonhadores inspirados por AZEREDO PERDIGÃO» (Loja INCM Porto)
Sáb, Jun 18 -
Agenda
Agenda Image
01 Thu
«D — Coleção em Exposição» até 6 de março na Casa do Design, em Matosinhos
Thu, Jan 01 -
Agenda Image
01 Thu
Apresentação do livro “O Essencial sobre José Saramago”
Thu, Jan 01 -
Agenda Image
13 Fri
«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências
Fri, May 13 -
Agenda Image
18 Sat
Workshop de Escrita Criativa «Meninos sonhadores inspirados por AZEREDO PERDIGÃO» (Loja INCM Porto)
Sat, Jun 18 -
Search Close Icon
left arrowVoltar atrás
  • Cultura
  • Notícias

História do século vinte, de José Gardeazabal — recensão de José Mário Silva

Publicado a 14 Set, 2016 - 15:44
José Gardeazabal Livros Poesia Prémio INCM/VGM Recensões
 
in Expresso de 10-09-2016,
E, «Culturas — Livros», p. 71

«O que mais surpreende nesta história do século vinte, brilhante livro de estreia, distinguido com o Prémio INCM/Vasco Graça Moura 2015, é a escala e o fôlego do seu projeto literário. Em 216 fragmentos, José Gardeazabal leva a cabo uma verdadeira ‘travessia’ do século XX, um tempo em que coexistiram os maiores avanços tecnológicos e civilizacionais, as grandes revoluções da ciência, da arte e do pensamento, com tragédias de proporções bíblicas, em que pereceram milhões de pessoas, vítimas de dois conflitos mundiais e das máquinas de extermínio dos regimes totalitários.

É então algures entre o assombro e a perplexidade que se coloca esta poética (composta por um magma de vozes, emergindo do tumulto da História), este olhar que parece planar sobre os acontecimentos e as transformações do mundo, contaminado pela ‘excitação do movimento / quando nos deslocamos / (ao vento)’, sem nunca perder um sentido cénico das coisas: ‘chegámos aqui a pé, convidados para um teatro’. No palco desse teatro assistimos às convulsões sociais e políticas, aos triunfos do progresso (os arranha-céus, as cidades fervilhantes, o apogeu da indústria, o primeiro avião dos irmãos Wright, as vacinas, a corrida espacial), mas também todas as hecatombes, o vórtice da guerra, as energias esbanjadas num rasto de morte.

A lógica da ordenação dos fragmentos não é linear, não segue uma sequência estritamente cronológica, é feita de avanços e recuos, pausas, hiatos, acumulações, momentos disruptivos, como se aos leitores coubesse o trabalho de reunir os estilhaços que resultam de uma enorme explosão. Embora aqui e ali sejamos elevados ao lugar do demiurgo que olha de cima (‘e é possível que o universo se contraia novamente / e um dia expluda como uma mina e as cinzas continuem a mover-se no ar / os sons esfriem / e o fumo dos sacrifícios originais se disperse enfim’), o autor nunca deixa que o poema resvale para a megalomania. O estilo é quase neutro, enumerativo, sem pathos, sem retórica, na procura da palavra estritamente necessária. Um verso alude a uma poesia ‘parecida com pedras’ e há algo dessa nudez elementar, dessa secura, na escrita de Gardeazabal. As muitíssimas referências históricas e culturais, por exemplo, ou são discretamente sinalizadas com recurso ao itálico, ou são dissolvidas no tecido do texto. Apesar do tom geral marcadamente pessimista, vemos a beleza surgir ‘em locais inesperados’. E ao ‘raspar todas as antigas camadas do pó’, é possível ‘descobrir as formas e as cores que brilham depois da viagem’.»

José Mário Silva
in Expresso de 10-09-2016, E, «Culturas — Livros», p. 71

Disponível nas nossas lojas:

José Gardeazabal
história do século vinte

Coleção «PLURAL»
Imprensa Nacional-Casa da Moeda
2016

Publicações Relacionadas
  • Dia Internacional da Mulher
    Dia Internacional da Mulher

    08 Março 2022

  • Dia do Pai com Vitorino Nemésio
    Dia do Pai com Vitorino Nemésio

    19 Março 2018

  • Ph.05 José M. Rodrigues
    Ph.05 José M. Rodrigues

    29 Junho 2020

  • «‘Efeitos de luz’ da pintura de Sousa Lopes a partir de hoje no Museu do Chiado» na Visão
    «‘Efeitos de luz’ da pintura de Sousa Lopes a partir de hoje no Museu do Chiado» na Visão

    20 Julho 2015

  • Livros INCM recomendados pelo Plano Nacional de Leitura
    Livros INCM recomendados pelo Plano Nacional de Leitura

    07 Outubro 2019

José Gardeazabal Livros Poesia Prémio INCM/VGM Recensões Black tag icon
Publicações Relacionadas
  • Dia Internacional da Mulher

    Há 2 dias

  • Dia do Pai com Vitorino Nemésio

    Há 2 dias

  • Ph.05 José M. Rodrigues

    Há 2 dias

  • «‘Efeitos de luz’ da pintura de Sousa Lopes a partir de hoje no Museu do Chiado» na Visão

    Há 2 dias

  • Livros INCM recomendados pelo Plano Nacional de Leitura

    Há 2 dias

Go Top Icon
Footer Logo Footer Logo
  • Facebook Logo
  • Instagram Logo
Loja Online INCM
Editora
Edições
Cultura
  • Notícias
  • Autores
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Exposições
Digital
  • Livros em PDF
  • Audiolivros
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Citações
  • Passatempos
Prémios
  • Prémios Literários
  • Prémio Jornalismo
  • Arte INCM
Infantojuvenil
História
Biblioteca
Livrarias
Transportes

Autocarros: 58

Metro: Rato

Coordenadas GPS

N 38º 43' 4.45" W 9º 9' 6.62"

Contacto

Imprensa Nacional, Rua da Escola Politécnica, Nº135, 1250-100 Lisboa

213945772editorial.apoiocliente@incm.pt
© 2025 Imprensa Nacional
Imprensa Nacional é a marca editorial da
Privacidade Termos e Condições Declaração de acessibilidade