A 90.ª edição da Feira do Livro de Lisboa abre ao público já esta quinta-feira, dia 27 de agosto, no Parque Eduardo VII, onde permanecerá até ao dia 13 de setembro.
Nesta edição, a Feira do Livro de Lisboa vai contar com 310 pavilhões, 117 participantes e com a presença de mais de 600 chancelas editoriais.
A Imprensa Nacional, que marca presença no evento desde 1972 (mantendo sempre uma presença regular), vai estar este ano nos pavilhões B42 e B44, junto à Praça Verde, com muitas novidades para apresentar e descontos que podem ir até aos 80%.
Durante a Feira do Livro de Lisboa, a Imprensa Nacional lançará a 5 de setembro (sábado), pelas 15:15 no Auditório Sul, a biografia do poeta sadino, Bocage ou o Elogio da Inquietude, que contará com a presença do autor Daniel Pires e do editor Duarte Azinheira.
Já no dia 12 de setembro (sábado), pelas 17:00, no Auditório Poente, a Imprensa Nacional lançará o livro infantojuvenil Príncipe dos Mares, o Golfinho-Comum. Esta apresentação contará com a presença dos autores Pedro Goulão (texto) e Tiago Galo (ilustração) e também com a presença dos editores Cláudio Garrudo e Duarte Azinheira.
De recordar que a Feira do Livro de Lisboa é promovida pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e foi adiada por três meses devido à pandemia da Covid-19. Por isso mesmo o evento estará sujeito a várias medidas de segurança, sendo o uso de máscara obrigatório em todo o recinto. A lotação do espaço também estará limitada a 3300 pessoas.
Este ano a Feira do Livro de Lisboa decorre em simultâneo com a Feira do Livro do Porto que se realiza entre 28 de agosto e 13 de setembro, nos jardins do Palácio de Cristal e onde a Imprensa Nacional também estará presente.
Curiosidade
A Feira do Livro de Lisboa chegou ao Rossio em 1930, fruto de iniciativas privadas. Em 1931 passou a ser organizada pela Associação de Classe de Livreiros de Portugal (ACLP), que mais tarde viria a designar-se Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).
Ventura Ledesma Abrantes, editor e livreiro, foi um dos seus grandes impulsionadores. A ideia, importada de Madrid, era de que quem passasse pela Feira do Livro encontrasse a preços acessíveis os bestsellers que os livreiros portugueses tinham para mostrar e vender. Isto num tempo em que em cada 100 portugueses 70 não sabiam ler. O Diário de Lisboa, na altura, chamou ironicamente ao evento «a cerca dos letrados».
Horários da Feira do Livro de Lisboa 2020
2.ª a 5.ª feira das 12:30 às 22:00; 6.ª feira das 12:30 às 24:00; sábados das 11:00 às 24:00 e domingos das 11:00 às 22:00.
Para mais informações sobre este evento consulte o site da Feira do Livro de Lisboa, em https://feiradolivrodelisboa.pt/