Inauguração da cooperativa A Pensionista.

  • Referência
    «Uma grandiosa festa de trabalho — A inauguração da ‘Pensionista’, cooperativa do pessoal da Imprensa Nacional», O Mundo, n.º 5702, de 25 de julho de 1916, pp. 1-2.
Assunto

Inauguração da cooperativa de crédito e consumo A Pensionista, na Imprensa Nacional.

Ficha

«Uma data gloriosa para o operariado português — solenizaram-na, comparecendo no ato inaugural, os Srs. presidente da República e do ministério e os ministros do interior e do trabalho.
[…] Quase todo o pessoal do estabelecimento se encontrava na parte da escada de entrada e outras divisões do edifício em que logo de manhã se notara um ar de festa, pela congratulação dos espíritos e a ansiedade do momento da inauguração solene. No seu lugar, lá em cima, a aludida orquestra comparecerá já, tocando lindas peças do seu reportório. Instantes depois das 15 horas chegou o Sr. Dr. Bernardino Machado, que foi cumprimentado pelos seus recetores com as honras usuais e manifestações entusiásticas.
[…] Ao lado do Sr. ministro do trabalho ergue-se o diretor da Imprensa Nacional, nosso colega Luís Derouet, que abre a sessão em nome do Sr. presidente da República. Diz que se vai efetuar a primeira assembleia geral da cooperativa ‘A Pensionista’, cabendo-lhe a ele a honra, como presidente da instituição, de agradecer ao Sr. Dr. Bernardino Machado, aos ministros e às outras individualidades oficiais que ali vê a sua comparência, que engrandece o ato […].
[…], o Sr. presidente da República e demais convidados encaminharam-se para a sede da cooperativa, instalada no extremo norte do edifício que dá para a rua da Escola Politécnica. Simples, mas muito elegante […].»